Inauguração do Museu Nacional da Música
O Museu Nacional da Música tem uma nova casa! As novas instalações, com cerca de 2.000 m2 de exposição, ocupam áreas palacianas e conventuais do Real Edifício de Mafra, classificado como Património Mundial da UNESCO. A cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, do Presidente do Município de Mafra, Hugo Moreira Luís, do Diretor do Museu Nacional da Música, Edward Ayres de Abreu, do Presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, Alexandre Nobre Pais, entre muitas outras personalidades.
Este dia dedicado à arte da música, uma data historicamente marcada pela celebração de Santa Cecília, padroeira dos músicos, contemplou um recital pela meio-soprano Cátia Moreso e o acordeonista João Barradas, bem como uma apresentação pelo carrilhão itinerante LVSITANVS, tocado por Ana Elias, em diálogo com o carrilhão do Palácio Nacional de Mafra, tocado por Abel Chaves.
Do programa fez parte, ainda, uma apresentação pela Orquestra de Foles, bem como a estreia de uma obra do ilustrador Bernardo Carvalho e do músico Ricardo Jacinto, e de "Harpa de ervas", obra da compositora Fátima Fonte e da realizadora Adriana Romero, desenvolvida a partir de entrevistas a diversas personalidades nacionais.
A nova exposição do Museu Nacional da Música propõe uma viagem no tempo e no espaço por diferentes práticas musicais, a partir de cerca de quinhentos instrumentos datados do século XII ao XXI, a par de partituras, fonogramas, iconografia e documentação variada.
Para além de uma programação diversificada de concertos e atividades de mediação regulares, o circuito de visita oferece diversas experiências multimédia e multissensoriais, com instrumentos musicais que podem ser tocados pelos visitantes, bem como um salão imersivo multimédia.
O programa de inauguração estende-se até ao dia 30 de novembro, com atividades para todas as idades. A entrada será livre, sujeita à lotação dos espaços (a reserva de bilhete é recomendada).
Para mais informações sobre o Museu, o programa de inauguração ou a reserva de bilhetes, consulte www.museunacionaldamusica.gov.pt
Saiba mais:
Para a execução desta intervenção – a empreitada referente à instalação do Museu Nacional da Música (MNM) no Palácio Nacional de Mafra (PNM - foi previamente celebrado um contrato interadministrativo que estabeleceu as condições de cooperação entre a Direção-Geral do Património Cultural e o Município de Mafra, tendo estado o apoio financeiro para a realização do investimento previsto no contrato de financiamento celebrado entre o Município de Mafra e o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural. Nos termos deste protocolo, a Direção-Geral do Património Cultural comprometeu-se a deslocar o Museu Nacional da Música, na sua totalidade, para o andar nobre da ala norte do Palácio Nacional de Mafra, comprometendo-se o Município a apoiar tal instalação.
As obras de instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra e a respetiva museografia foram realizadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR em Movimento), através da medida RE-C04-i02 – Património Cultural, financiada pelo PRR e gerida pelo Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.
Para além deste Museu, o referido programa tem outros investimentos previstos, na área da cultura, para o Município de Mafra, nomeadamente a conservação e reabilitação da envolvente exterior, incluindo coberturas, do Palácio Nacional de Mafra, a conservação e restauro da Basílica e Biblioteca do referido Palácio, bem como a construção do Arquivo Nacional do Som, totalizando 20 milhões de euros mediante protocolo com o Município de Mafra.
![]()
