Intervenção no Património Arbóreo/Arbustivo do Município de Mafra
O Município de Mafra concluiu o projeto “Intervenção no Património Arbóreo/Arbustivo do Município de Mafra”, desenvolvido com vista à promoção da transição climática e recuperação ecológica do território, através da preservação e valorização do património arbóreo e arbustivo do Concelho de Mafra.
Esta iniciativa integrou o Eixo VII-REACT-EU FEDER do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), Aviso Convite n.º 11 REACT-EU/2021 – “(Re)Arborização de Espaços Verdes e Criação de Ilhas Sombra em Meio Urbano”, com um investimento total de 75.000€.
O projeto teve como foco a preservação de 619 exemplares de elevado interesse patrimonial, através de podas de formação, correção e saneamento, abates de árvores em risco ou com doenças incuráveis, replantação de árvores com espécies autóctones e/ou adaptadas às condições locais, implementação de sistemas de sustentação dinâmica e estática para garantir a segurança, bem como a preservação de exemplares anciães de valor histórico e ecológico, com o intuito de garantir o bom estado fitossanitário, a estabilidade e a estética dos exemplares vegetais.
No âmbito do Plano de Gestão Arbóreo/Arbustivo, foi promovida a plantação e replantação de árvores, aumentando o conforto microclimático e visual dos espaços exteriores, como também favoreceu a entrada de luz natural e controle da exposição solar sobre as edificações.
Foram, também, implementadas medidas para potenciar a biodiversidade, incluindo a instalação de comedouros, bebedouros e ninhos para diversas espécies, bem como a georreferenciação do património arbóreo/arbustivo na base de dados municipal, acessível através do portal GeoMafra.
Com uma área de intervenção abrangendo mais de 12 hectares do território municipal, o projeto alcançou um aumento significativo de 10,40% no coberto arbóreo e arbustivo em espaços verdes e alinhamentos, reforçando a sustentabilidade ambiental, a valorização e proteção dos espaços de fruição pública.
Este projeto enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem-estar, 4 – Educação de Qualidade, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 13 – Ação Climática e 15 – Proteger a Vida Terrestre.