Somos Património Mundial!

A cerimónia evocativa do 4.º aniversário da inscrição do Real Edifício de Mafra na Lista do Património Mundial da UNESCO realizou-se hoje na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra (PNM), sob a presidência do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, numa organização das entidades gestoras do bem: Direção-Geral do Património Cultural/ PNM, Município de Mafra, Exército Português/ Escola das Armas, Tapada Nacional de Mafra e Paróquia de Santo André de Mafra.
Nesta ocasião, foram também apresentados os projetos de intervenção no referido Palácio, com financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente: a conservação e reabilitação da envolvente exterior, incluindo coberturas, a conservação e restauro da Basílica e Biblioteca, assim como a instalação do Museu Nacional da Música no PNM, cujo auto de consignação da empreitada foi assinado, iniciando-se as obras no próximo dia 17 de julho.
“O Museu Nacional da Música tem condições para atrair novos públicos e será também ele próprio um incentivo para que mais visitantes venham conhecer o Palácio em todas as suas dimensões, artística, arquitetónica, imateriais e religiosas”, afirmou o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. “O Museu assume uma importância verdadeiramente estratégica, somando-se à instalação do Polo de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e do Arquivo Nacional do Som, que será construído em terreno municipal nas imediações do Real Edifício de Mafra. Tais valências permitirão fazer de Mafra uma autêntica ‘Vila da Música’, onde se pode conhecer, aprender e escutar esta arte universal”, declarou o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva.
A cerimónia integrou, ainda, a assinatura do protocolo de colaboração entre a Direção-Geral do Património Cultural e o Município de Mafra para a manutenção dos carrilhões do PNM. Seguiu-se uma visita às futuras instalações do Museu Nacional da Música, a abertura da exposição “Escola Real de Mafra”, patente ao público na Galeria Municipal do Torreão Sul, e a apresentação da Reprise Equestre do Exército, no Campo dos Plátanos.


































