Projeto Peixes Nativos: exposição pela proteção da ictiofauna local

O Município de Mafra recebe a exposição "Ictiofauna nativa dos rios da Região Oeste", durante o mês de maio, composta por painéis informativos sobre a diversidade de espécies de peixes de água doce, atualmente com elevado risco de extinção na região Oeste. A mostra estará patente, de 2 a 14 de maio, no Espaço Go do Parque Urbano da Póvoa da Galega. De 15 a 26 de maio, estará no Centro Interpretativo do Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro.
A exposição pretende dar a conhecer este importante grupo faunístico, sensibilizando os visitantes para a necessidade de implementar medidas que minimizem o seu atual risco de extinção.
Esta iniciativa realiza-se no âmbito do Projeto Peixes Nativos, desenvolvido pelo ISPA – Instituto Universitário, em parceria com a Águas do Tejo Atlântico (AdTA), com o apoio do Fundo Ambiental.
Esta ação integra-se igualmente no programa “PERLA” (Plano Estratégico de Recuperação de Linhas de Água), incentivando à valorização da biodiversidade no local, bem como a proteção e gestão das linhas de água. O projeto “PERLA” é apoiado em 200 mil euros, através do Programa Ambiente do EEA Grants Portugal, um mecanismo financeiro plurianual desenvolvido entre o Espaço Económico Europeu e países como a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.
A atividade contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 4 – Educação e qualidade, 6 – Água potável e saneamento, 13 – Alterações climáticas, 14 – Proteger a vida marinha, 15 – Proteger a vida terrestre e 17 – Parcerias para implementar os objetivos.
