Condições Meteorológicas Adversas

O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, se prevê, para os dias 18, 19 e 20 de dezembro, o agravamento das condições atmosféricas, com precipitação forte e persistente, vento forte, com rajadas entre os 70 e 100km, e agitação marítima.
Recomenda-se a adoção das seguintes medidas preventivas, por forma a anular/ minimizar os efeitos expetáveis:
Inundações em zonas urbanas causadas por acumulação de águas pluviais:
Recomenda-se que cada cidadão adote uma atitude pró-ativa, assegurando, nomeadamente, a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais e varandas, a limpeza de algerozes e caleiras dos telhados das habitações e a retirada de inertes que possam ser arrastados.
Cheias motivadas pelo transbordo do leito de alguns rios e ribeiras:
O arrastamento e deposição de materiais sólidos pelos cursos de água pode contribuir para o acréscimo dos efeitos das cheias, assim como a incapacidade de retenção da precipitação na vegetação, pelo que se deverá evitar cortes rasos de material lenhoso em situações de declive intenso, localizadas nas margens das linhas de água, e recolher ou triturar resíduos de atividades agrícolas e florestais existentes nas margens das linhas de água.
Instabilização de taludes ou deslizamentos motivados pela perda de consistência do solo:
A precipitação intensa pode contribuir para o aumento da instabilidade de solos e rochas em taludes, assim, deverá verificar-se (e eventualmente reparar-se) eventuais situações de desmoronamento de taludes/ muros e aterros rochosos ou em terra.
Quedas de objetos/ estruturas ou árvores resultantes do vento forte:
Recomenda-se aos cidadãos que consolidem telhados, portas e janelas, fixando todos os objetos que possam ser levados pelo vento, bem como a fixação ou retirada de toldos, avançados e estruturas pendentes. Devem, igualmente, evitar estar expostos à queda de objetos na rua.
Durante a passagem desta frente ativa, devem os munícipes permanecer em segurança, evitando colocarem-se em perigo. Devem evitar atravessar zonas com lençóis de água.