Seminário “Sismo. E agora?'
“Sismo, e agora?”. Este foi o mote para a realização de um seminário que fomentou um debate alargado e integrado sobre as questões da preparação, emergência e resposta, por ocasião do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assinala no próximo domingo. Numa organização do Município de Mafra, com o apoio da Escola das Armas, a iniciativa contou com a participação de reputados oradores, entre os quais o Secretário de Estado da Proteção Civil.
Na sessão de abertura, interveio o Presidente da Câmara Municipal de Mafra (CMM), Hugo Moreira Luís, tendo o seminário prosseguido com a alocução do Diretor do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, José Luís Zêzere, sobre “Sismos. Fenómeno e risco”.
Seguiram-se as apresentações do “Plano Especial de Emergência para o Risco Sísmico de Mafra”, pela Dirigente da Unidade de Planeamento, Sensibilização e Informação da Divisão de Proteção Civil da CMM, Susana Costa, e do “Guia de Atuação em Emergência”, pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil de Mafra, Pedro Carrilho. Este guia é um instrumento de consulta rápida e fácil, que dá a conhecer os planos municipais existentes e divulga, junto dos cidadãos, o que fazer em caso de emergência, conforme as tipologias de fenómenos, em especial sismos, cheias e inundações e incêndios florestais.
Em mesa redonda sobre o tema ““Os sismos, a preparação, a emergência e a resposta”, reuniram-se o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte da Costa, o Chefe da Divisão de Geofísica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Fernando Carrilho, o Representante do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Luís Guerreiro, e o Diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica do Instituto Superior de Educação e Ciências, Paulo Gil Martins, com a moderação do Presidente do Conselho Diretivo do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, Duarte Caldeira, a quem coube fazer as conclusões deste seminário.
A sessão de encerramento foi presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro.