'José Fanha: 50 anos de Poesia às Costas”

A Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira abriu as suas portas à exposição “José Fanha: 50 anos de Poesia às Costas”, assinalando os 50 anos de atividade. A abertura contou com a participação do autor, da escritora Luísa Ducla Soares e de Carlos Vale Ferraz, bem como de um momento musical por Carlos Alberto Moniz. A exposição encontra-se patente até dia 10 de novembro.
Reconhecendo a longevidade da atividade literária do munícipe José Fanha, enquanto poeta, declamador, escritor de literatura infanto-juvenil, dramaturgo e dramaturgista, autor de letras para canções e textos para rádio, guionista para televisão e cinema, pretende-se sublinhar o serviço público prestado por José Fanha, tendo dirigido Oficinas de Poesia e de Escrita e desenvolvido um trabalho intenso de promoção do livro e da leitura em bibliotecas e escolas por todo o país.
Salienta-se, igualmente, o contributo prestado na dinamização cultural do Concelho de Mafra, enquanto:
- Colaborador assíduo das Bibliotecas Municipais, ministrando Oficinas de Poesia para todas as idades que permitiram descobrir novos talentos locais, alguns deles já com obra publicada;
- Professor, durante vários anos, do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro, tendo o seu nome sido dado ao Centro de Recursos (Biblioteca Escolar);
- Orientador pedagógico na formação de professores na “Área de Estudos Artísticos”, na Escola Secundária de Mafra, durante a década de 80.
As iniciativas prosseguem no dia 2 de novembro, pelas 15h30, com uma visita guiada à exposição, conduzida pelo próprio José Fanha, seguindo-se, às 16h00, um espetáculo de Poesia por José Fanha, Licínia Quitério e Maria do Rosário Marrão e, às 17h00, um espetáculo de Poesia e canções por José Fanha, A. P. Braga, Francisco Fanhais e Manuel Freire. No dia 3 de novembro, realizam-se, às 16h00, apontamentos literários com a participação de alunos e professores do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro, seguindo-se, às 16h30, um espetáculo de Poemas e canções para crianças, por Daniel Completo e José Fanha. Pelas 17h00, decorre uma sessão de Poesia e Dança, apresentada por José Fanha, João Fanha e Raquel Santos.
























