O dia de todos nós

O Dia do Município foi celebrado com uma sessão solene realizada no Parque Urbano da Póvoa da Galega. Neste que é o dia de todos nós, foram entregues condecorações municipais a pessoas singulares e coletivas que prestaram serviços meritórios ao Concelho de Mafra.
As comemorações iniciaram-se com a missa realizada na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, na Póvoa da Galega, presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.
A sessão solene foi iniciada pelo Presidente da Assembleia Municipal de Mafra, José Bizarro, que convidou a “fazer uma reflexão sobre o mundo, o país e o concelho em que vivemos”. Sublinhou que, para Mafra, “se queremos um território cada vez mais competitivo, coeso socialmente e ambientalmente sustentável, é necessário continuar a transformar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos”, apelando ao envolvimento de decisores políticos locais, dirigentes associativos, empresários, forças vivas da comunidade e cidadãos, incluindo “os que nasceram cá, os que sendo de outros concelhos escolheram Mafra para viver e desenvolver os seus projetos de vida e os que vieram de outros países e encontraram aqui local de trabalho e residência”.
O Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, declarou que celebrar o Dia do Município no Parque Urbano da Póvoa da Galega foi uma escolha deliberada e simbólica: “uma escolha deliberada porque o Parque é o mais recente e multidisciplinar equipamento municipal, orientado para a valorização do ambiente, a beneficiação da mobilidade e a promoção do desporto, do lazer e da cultura; uma escolha simbólica porque o Parque ao invés de se constituir como uma obra isolada, faz parte de um programa municipal alargado de reabilitação dos espaços públicos”. Para além dos investimentos neste âmbito, o edil anunciou os projetos municipais prioritários para quatro áreas fundamentais: educação, habitação, cultura e desenvolvimento económico.
Na sessão solene foram ainda atribuídas condecorações. A Medalha de Honra da Vila de Mafra foi atribuída ao poeta José Fanha. Com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, foram galardoados o médico António Lopes da Costa, a peixeira Maria Fernanda Abrantes e a Manzwine. Consulte as deliberações:
https://www.cm-mafra.pt/pages/2518
Finalizada a entrega de condecorações, seguiu-se um momento musical pelo Coro de Câmara do Conservatório de Música de Mafra, dirigido pela Maestrina Alexandra Neves Fortes.
















































