Ciclo de Concertos In'Musica com Gli Accenti
Ciclo de Concertos In'Musica com Gli Accenti

Paisagens do Primeiro Barroco: MIEI SOSPIRI
O presente programa visa explorar a música vocal e instrumental do período compreendido entre 1600 e 1700, chamado de Seicento Italiano. A maior parte da música do Renascimento (entre 1400 e 1600) era produzida dentro do universo da polifonia, uma técnica que combina várias vozes mais ou menos independentes num tecido musical intrincado e denso, de forte base matemática e com regras rígidas para composição. A partir de 1600 começou a aparecer da parte dos músicos a necessidade de suscitar uma resposta mais emocional no ouvinte. Para atender a essas novas necessidades, além da simplificação da polifonia, os compositores dedicaram-se a recuperar a monodia – canto ou recitativo acompanhado pelo chamado baixo-contínuo. O baixo contínuo, para além de base harmónica da composição musical, permitia dar uma atenção principal à ilustração do texto, e desenvolver uma liberdade improvisatória inexistente na polifonia, possibilitando a introdução de ritmos e cromatismos exóticos que não tinham lugar na música do Renascimento.
Todos os compositores apresentados no programa deste concerto procuram estabelecer esta tal conexão entre o texto e a condução melódica e harmónica das composições musicais.
Assista presencialmente a este espetáculo ou pela transmissão em simultâneo através do Facebook da Câmara Municipal de Mafra: https://pt-pt.facebook.com/camaramunicipaldemafra
Uso de máscara é obrigatório.
Entrada pelo Claustro Sul do Real Edifício de Mafra
21h30
Os bilhetes podem ser adquiridos nos postos de turismo de Mafra e Ericeira, em www.ticketline.pt e no local de realização do concerto, duas horas antes do início do espetáculo, e têm um custo de 3€ para munícipes ou menores de 23 anos ou o custo de 5€ para o público em geral.