Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Mafra

Caros munícipes,
Passados mais de 100 dias desde o início desta pandemia, volto a dirigir-me a todos vós.
Começo com uma palavra de reconhecimento: reconhecimento a todos os profissionais que estão na linha da frente, porque têm sido exemplares, a todos os níveis; reconhecimento às instituições locais, porque têm sido fundamentais na resposta à emergência social; reconhecimento aos empresários e trabalhadores, porque têm mostrado uma ímpar determinação na retoma da atividade económica; reconhecimento aos munícipes que, na sua generalidade, têm sido respeitadores das regras sanitárias vigentes.
Face aos inúmeros desafios decorrentes da COVID-19, a Camara Municipal assumiu, desde início, o firme compromisso de ser a primeira resposta de proximidade e de não deixar ninguém ficar para trás.
Depois, seguiu-se o tempo de desconfinamento. Aí, assumimos uma postura discreta, mas atenta; prudente, mas efetiva; ponderada, mas interventiva.
Por tudo isto, não podemos ignorar que, nos últimos dias, o número de casos confirmados de COVID-19 no Concelho de Mafra tem vindo a aumentar a um ritmo superior à evolução até então registada.
Este aumento constitui motivo de dupla preocupação: por um lado, evidencia um risco acrescido para a saúde das pessoas; por outro, revela uma ameaça adicional à sustentabilidade socioeconómica, com consequências no decréscimo da produtividade das empresas, no aumento da precariedade no emprego e na diminuição dos rendimentos das famílias.
Não é isto que queremos para a nossa terra e para as nossas gentes. Não podemos andar para trás.
Neste momento de verdadeira responsabilidade, todos estamos convocados: crianças, jovens, adultos e mais velhos.
Todos, mas todos, temos de fazer do desconfinamento um exercício de responsabilidade, individual e coletiva.
E ser responsável é manter a distância social; é fazer a higienização frequente das mãos; e, muito importante, é usar máscara!
Para além do cumprimento das regras sanitárias, cada um de nós deve ter um papel pedagógico junto dos demais cidadãos… porque é impossível ter um agente da autoridade atrás de cada um!
Da parte do Executivo Municipal, creiam-nos empenhados e determinados nesta causa comum que é o combate à COVID-19 e na promoção de uma retoma responsável das diferentes atividades do nosso Concelho.
Termino esta mensagem, renovando o apelo: proteja-se a si e aos outros. Seja responsável!
Muito obrigado.