Luto Municipal pelo falecimento de Joaquim do Val Morais antigo Presidente da Câmara Municipal de Mafra

Tendo tomado conhecimento, com profunda consternação, do falecimento de Joaquim do Val Morais, a Câmara Municipal de Mafra deliberou, por unanimidade, decretar dois dias de Luto Municipal, coincidentes com a véspera e o dia do funeral (19 e 20 de junho de 2020), com a inerente colocação a meia haste da bandeira do Município de Mafra em todos os edifícios municipais, recomendando ademais às Freguesias deste Município que, através das respetivas Juntas, procedam de igual modo relativamente às suas bandeiras próprias.
Natural da freguesia da Azueira, Joaquim do Val Morais desempenhou, a partir de 1977, funções no Executivo da Câmara Municipal de Mafra. Após ter sido Vereador até 1981, foi Presidente da Câmara entre 19 de setembro de 1981 e 1 de janeiro de 1986, num período de especial complexidade, associado à instabilidade política nacional e à elevada inflação, mas também às dificuldades de gestão local, assumindo como prioridade a infraestruturação do território, designadamente: a construção de estradas, a colocação de iluminação pública, o investimento na rede de abastecimento de água, para além da construção de escolas.
Perante estes desafios, Joaquim do Val Morais respondeu com ponderação, com sensatez, mas também com empenho na geração dos necessários consensos. Ao mesmo tempo, manifestou capacidade negocial, nomeadamente junto da Administração Central, tendo sido responsável pela negociação das verbas provenientes do jogo.
Face ao exposto, não pode esta autarquia deixar de enaltecer, publicamente, o seu prestimoso contributo na vida da comunidade do Concelho de Mafra e de endereçar as mais sentidas condolências à família enlutada.