Homenagem ao Comandante da Escola das Armas
A Câmara Municipal de Mafra deliberou, por unanimidade, atribuir a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, ao Brigadeiro-General José da Silva Rodrigues, atendendo aos relevantes serviços prestados no fortalecimento da ligação histórica entre o Exército Português e o Concelho de Mafra. A referida medalha foi imposta numa cerimónia realizada, hoje, no Salão Nobre do Edifício Municipal de Serviços (Loja do Cidadão).
Esta atribuição teve por base os fundamentos constantes na deliberação que abaixo se reproduz, destacando-se a disponibilidade e empenho «no desenvolvimento de permanentes plataformas de colaboração institucional com o Município de Mafra, seja na cedência de instalações e no apoio logístico prestado às mais variadas iniciativas nas áreas da cultura, desporto, turismo, ação social, saúde, proteção civil e defesa da floresta contra incêndios, seja ainda na promoção de projetos comuns, de que são exemplos paradigmáticos a candidatura do Real Edifício de Mafra (Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada) a Património Mundial e a celebração do memorando de entendimento que firma a cooperação entre as duas entidades, sob o mote “Mafra, referência nacional e internacional do desporto equestre”».
Para o Brigadeiro-General José da Silva Rodrigues, esta distinção constitui «uma condecoração extensível a todos os homens e mulheres, militares e civis, que tive a honra de comandar durante quase dois anos». Salientou que «a Câmara Municipal tem tido sempre as portas abertas para a Escola das Armas, desenvolvendo-se uma extraordinária relação de cooperação entre as instituições militares e civis. Para mim, os meus oficiais são família. Ora, quem trata bem a minha família, trata-me bem a mim e foi sempre isso que senti em Mafra».
Estiveram presentes, na cerimónia de imposição, os representantes das entidades com responsabilidades na gestão do Real Edifício de Mafra, no qual se integra também a Escola das Armas. O Diretor do Palácio Nacional de Mafra, Mário Pereira, o Pároco de Mafra, Padre Luís de Barros, e o Diretor da Tapada Nacional de Mafra, Carlos Pais, destacaram a permanente postura de colaboração adotada pelo homenageado e, nesta ocasião, sublinharam a importância da implementação de um modelo de gestão comum deste património que é partilhado pelas várias entidades, contribuindo para a sua preservação, valorização e projeção.
Deliberação do Município de Mafra
Atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro
O Brigadeiro-General José da Silva Rodrigues ingressou na Academia Militar em 1980, tendo concluído a Licenciatura em Ciências Militares – Curso de Artilharia, em 1985.
No início da carreira serviu na Escola Prática de Artilharia, tendo posteriormente sido colocado no então Instituto Geográfico do Exército, a fim de frequentar a Licenciatura em Engenharia Geográfica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que concluiu em 1994.
Foi professor na Academia Militar e Assistente Externo convidado na referida Faculdade de Ciências, tendo ainda representado o Exército em diversos Grupos de Trabalho e Projetos, nacionais e internacionais.
No período de 2008 a 2011, comandou o Regimento de Artilharia n.º 4, em Leiria, tendo sido depois colocado na chefia da Inspeção do Comando da Logística. Posteriormente, em 2012, assumiu as funções de Chefe do Estado-Maior do Comando da Logística e, no período de setembro de 2014 a maio de 2018, de Diretor do Centro de Informação Geoespacial do Exército. Encontrava-se colocado na Inspeção-Geral do Exército quando, em 29 de junho de 2018, tomou posse como Comandante da Escola das Armas, em Mafra.
Possui outros cursos académicos, nomeadamente uma Pós-Graduação em “Digital Image Processing of Remotely Sensed Data” (ITC-Holanda), o Mestrado em Deteção Remota, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e duas especializações, uma na Agência Espacial Europeia e outra no Jet Propultion Laboratory da NASA na Universidade de Los Angeles.
Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações e dois prémios académico-científicos, salientando-se: três Medalhas de Serviços Distintos – Grau Prata; Medalha de Mérito Militar de 1.ª Classe; Medalha D. Afonso Henriques 1.ª Classe; Medalha de Comportamento Exemplar Grau Ouro; Medalha da Ordem de Mérito Cartográfico do Brasil – Grau de Comendador; Cruz de Mérito Militar com Distintivo Branco, atribuída pelo Ministério da Defesa de Espanha; e dois Prémios Académico-Científicos (Prémio da Ordem dos Engenheiros e Prémio Descartes).
Considerando que:
- Enquanto Comandante da Escola das Armas, o Brigadeiro-General José da Silva Rodrigues tem contribuído para fortalecer a ligação histórica entre o Exército Português e o Concelho de Mafra, cultivando a desejada proximidade entre a instituição militar e a sociedade civil;
- Num contexto em que o paradigma de funcionamento das Forças Armadas é, cada vez mais, o da cooperação, revelou efetiva disponibilidade e empenho no desenvolvimento de permanentes plataformas de colaboração institucional com o Município de Mafra, seja na cedência de instalações e no apoio logístico prestado às mais variadas iniciativas nas áreas da cultura, desporto, turismo, ação social, saúde, proteção civil e defesa da floresta contra incêndios, seja ainda na promoção de projetos comuns, de que são exemplos paradigmáticos a candidatura do Real Edifício de Mafra a Património Mundial e a celebração do memorando de entendimento que firma a cooperação entre as duas entidades, sob o mote “Mafra, referência nacional e internacional do desporto equestre”;
- Homenagear o Brigadeiro-General José da Silva Rodrigues é não só reconhecer os relevantes serviços prestados à comunidade local, mas também evocar o importante contributo do Exército Português no desenvolvimento do Concelho de Mafra.
Face ao exposto, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, atribuir a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, ao Comandante da Escola das Armas, Brigadeiro-General José da Silva Rodrigues.
