Dia do Município | Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva

Caros munícipes,
Entrega, amor e esperança. Estas três palavras resumem a mensagem que vos dirijo no Dia do Município.
A entrega simboliza todo o trabalho que foi feito, ao longo deste último ano, por uma vasta equipa, da Câmara Municipal, das suas empresas, das Juntas de Freguesia e de todas as instituições públicas e privadas, que connosco colaboraram.
Convido-vos a realizar, metaforicamente, uma rápida viagem pelas nossas terras, recordando algumas das mais significativas concretizações destes últimos 365 dias:
Na Freguesia da Carvoeira
Pavimentámos os arruamentos em diversas localidades, requalificámos o largo central na Baleia e estamos a terminar o passeio Carvoeira/ Baleia.
Na Freguesia da Encarnação
Pavimentámos várias localidades a norte da Freguesia, iniciámos o alargamento da estrada e a construção do passeio entre Encarnação e Barril e estamos a finalizar as obras de saneamento em Casais de S. Lourenço.
Na Freguesia da Ericeira
Requalificámos a Escola Básica António Bento Franco e estamos a concluir a construção do Parque Intermodal.
Na Freguesia de Mafra
Inaugurámos, faz hoje um ano, o novo Centro de Saúde e remodelámos o antigo edifício das Finanças para instalar os serviços municipais de ação social, cultura e turismo.
Na Freguesia do Milharado
Pavimentámos vários arruamentos na Freguesia, concluímos o parque de estacionamento público no Milharado, junto à Junta de Freguesia e ao Clube, e adquirimos um terreno na Póvoa da Galega, tendo já iniciado as obras de demolição com vista à construção do parque urbano.
Na Freguesia de Santo Isidoro
Pavimentámos vários arruamentos na Freguesia, construímos o passeio Ribeira d’Ilhas/ Ribamar e estamos a finalizar a remodelação de diversos arruamentos na localidade de Monte Bom.
Na União das Freguesias de Azueira e Sobral da Abelheira
Pavimentámos vários arruamentos na União de Freguesias, iniciámos a empreitada do novo quartel da GNR do Livramento, concluímos a ampliação da sede dos escuteiros da Azueira e estamos a terminar as obras do Centro de Dia do Sobral da Abelheira.
Na União das Freguesias de Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário
Requalificámos estradas na Enxara do Bispo, S. Sebastião e Vila Pouca, iniciámos as obras do parque de jogos do Gradil, criámos uma ligação viária entre Vila Franca do Rosário e a Tourinha e requalificámos as infraestruturas desportivas em Vila Franca do Rosário.
Na União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros
Remodelámos as infraestruturas desportivas na Igreja Nova, construímos a rede de saneamento e repavimentámos toda a localidade de Carvalhal.
Na União das Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça
Inauguramos hoje o Centro Cultural da Malveira, iniciaremos brevemente as obras de requalificação do Largo da Feira e, em São Miguel de Alcainça, adquirimos o terreno e elaborámos o projeto do parque urbano, em frente ao pavilhão desportivo.
Na União das Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés
Adquirimos o imóvel da Quinta de Santo António, bem como o terreno adjacente ao Parque Ecológico da Venda do Pinheiro, requalificámos as infraestruturas desportivas na Venda do Pinheiro e iniciámos as obras de alargamento da estrada Rogel/ Santo Estêvão das Galés.
A todos aqueles que contribuíram para estas e para muitas centenas de outras intervenções no nosso Concelho, o meu muito obrigado.
Agora falo-vos de amor. E quando falo de amor, refiro-me ao sentimento que partilhamos pelo Concelho e pelas suas gentes.
Foi por amor à nossa terra e à nossa gente que, neste último ano e em resultado do mérito de uma equipa fantástica, alcançámos esse feito histórico que foi a inscrição do Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada na lista do Património Mundial da UNESCO.
Foi por amor à nossa terra e à nossa gente que, também neste último ano e devido ao árduo trabalho de uma pequena, mas muito competente equipa, conseguimos resgatar a concessão do serviço de águas e saneamento e criar os SMAS de Mafra, garantindo a redução do preço e o controlo total do serviço pelos mafrenses.
Foi por amor à nossa terra e à nossa gente que nos empenhámos na requalificação dos carrilhões e na instalação do Museu Nacional da Música, posicionando Mafra como referência cultural de excelência.
Foi por amor à nossa terra e à nossa gente que reforçámos a projeção do Concelho nos quatro cantos do mundo, objetivo este que nos leva hoje a assinar a carta de compromisso “Mafra, destino turístico sustentável”.
Foi por amor à nossa terra e à nossa gente que nunca desistimos de apelar à introdução de novo modelo de gestão da Tapada Nacional de Mafra, que conjugue harmoniosamente a preservação ambiental e a promoção turística, de tal forma que hoje, sob a nova direção, olhamos para o futuro com otimismo.
Foi por amor à nossa terra e à nossa gente que elegemos a economia do mar como opção estratégica, tanto na defesa da pesca, como na exploração sustentada dos recursos.
Foi por amor à nossa terra e à nossa gente que, nestes últimos dois meses, combatemos a pandemia da COVID-19, sem regatear esforços e pugnando pela permanente articulação com as entidades nacionais e locais… porque a saúde das pessoas está, sempre, em primeiro lugar!
Para terminar, falo-vos de esperança, que é o melhor remédio contra quaisquer desânimos. E este sentimento está alicerçado na característica distintiva das gentes do Concelho de Mafra, que é a capacidade de superação!
Nunca, como antes, fez tanto sentido afirmar que Mafra é Magnânima!
Do latim magna (grande) e animus (espírito), magnânima é a qualidade de quem tem grandeza de espírito. E assim são as gentes do Concelho de Mafra: altruístas, generosas, solidárias, trabalhadoras e dinâmicas!
Com inspiração nesta magnanimidade, celebramos o Dia do Município com esperança.
Esperança, porque temos firme convicção que, no nosso Concelho, ninguém pode ficar para trás.
Esperança porque sabemos que, no nosso Concelho, estamos unidos para continuar a fazer obra em todas as freguesias, tornando-o mais atrativo para habitantes, investidores e visitantes.
Terminando esta minha mensagem, em nome do Executivo da Câmara Municipal, desejo que a entrega, o amor e a esperança, sejam a certeza do futuro!
Obrigado a todos os mafrenses pela confiança depositada.
Feliz Dia do Município!
Viva o Concelho de Mafra!
Discurso igualmente disponível em: