Ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil
Considerando as previsões de nova intempérie, com a passagem da Depressão Leonardo, e o risco significativo de cheias, inundações e deslizamentos de terras, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra deliberou ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, a partir das 15h00 de hoje, 4 de fevereiro de 2026.
O acionamento do plano municipal tem por fundamento a ativação do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil, permitindo uma atuação articulada entre os níveis municipal e distrital. Neste âmbito, pretende-se assegurar a articulação dos serviços de segurança, emergência e apoio à população, de modo a garantir a proteção dos cidadãos e a salvaguarda do património e do ambiente.
Todos os serviços municipais, em articulação com a Proteção Civil, forças de segurança e demais entidades envolvidas (públicas e privadas), encontram-se em estado de prontidão, com acompanhamento permanente da situação e articulação operacional.
Apela-se à melhor compreensão da população para a adoção de medidas preventivas:
- Evitar zonas de risco e a orla costeira
- Redução das deslocações ao mínimo indispensável, antecipando o regresso a casa e a permanência em lugares seguros
- Adotar cuidados acrescidos na circulação de veículos, adequando a velocidade e aumentando a distância de segurança entre veículos, face à maior vulnerabilidade em piso molhado
Acompanhe as informações oficiais e siga as indicações da Proteção Civil.
Número Verde: 800 261 261
e-mail: pcivil@cm-mafra.pt
