Já pode (re)visitar a Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra!
A Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra reabriu as suas portas ao público, após um período de obras de conservação e restauro. Este que é um dos espaços mais emblemáticos do Palácio Nacional de Mafra apresenta condições de segurança melhoradas e um novo sistema de iluminação contemporâneo, mais eficiente e valorizador da Biblioteca e do seu acervo.
A intervenção, realizada no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, com um financiamento de 2,8 milhões de euros, teve como principal objetivo a melhoria das condições de acesso e de fruição da Biblioteca e da Basílica – estando os trabalhos desta última ainda a decorrer, com a gestão administrativa de obra a ser efetuada pela Câmara Municipal de Mafra. As obras de preservação e reabilitação estendem-se, ainda, à envolvente e aos claustros do Palácio Nacional de Mafra, ao abrigo de financiamento PRR, com uma dotação de 2,9 milhões de euros.
Para assinalar a conclusão da intervenção, o Palácio Nacional de Mafra, o Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) e a Associação dos Amigos do Palácio de Mafra promovem um ciclo de conferências dedicado à História de Portugal e ao Real Edifício de Mafra. A primeira conferência está marcada para o dia 24 de janeiro, às 15h00, trazendo a debate o tema "Os bastidores do poder: a diplomacia no reinado de D. João V".
A participação é gratuita, sujeita a inscrição em: se.pnmafra@museusemonumentos.pt
