Projeto “Requalificação do Corredor Ribeirinho do Rio Lizandro”

No âmbito do projeto “Requalificação do Corredor Ribeirinho do Rio Lizandro”, aprovado pelo Programa Regional Lisboa 2030 (FEDER), o Município de Mafra e a União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros organizaram mais uma sessão pública de sensibilização e esclarecimento, que decorreu na Associação Cultural e Recreativa de Carvalhal. Durante a sessão, foi apresentado o referido projeto, seguindo-se um momento de debate e recolha de contributos dos munícipes.
A intervenção vai ser realizada ao longo das margens do rio Lizandro entre Carvalhal (a jusante) e Cheleiros (a montante), numa extensão de 9300 metros de linha de água e 10 metros para cada lado da margem, perfazendo cerca de 9,56 ha.
O projeto foi desenvolvido em agosto de 2024 e aprovado, no âmbito do Programa Regional Lisboa 2030 (FEDER), em janeiro de 2025, representando um investimento total de 497 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 198.800 euros. Com uma duração de 24 meses, visa o restauro ecológico, a estabilização e a renaturalização das margens do rio Lizandro, através do controlo de espécies invasoras e plantação de espécies nativas, a valorização cultural, através da recuperação de património histórico como a Ponte Medieval e a Aldeia de Cheleiros, assim como a sensibilização e a educação, através da criação de um percurso interpretativo com painéis interpretativos sobre biodiversidade, habitats, flora, fauna e tradições locais, contando com a instalação de cinco painéis informativos e uma mesa informativa com conteúdos acessíveis. No âmbito do bem-estar e o lazer, pretende-se a promoção de atividades de recreio, turismo de natureza e contacto com os valores ambientais e culturais do território, através da criação de um percurso pedonal, com segurança e acessibilidade.
ODS: 3, 4, 6, 11, 13, 14, 15, 16 e 17.





