Mafra, Somos Património Mundial!

Hoje, assinala-se o 6.º aniversário da inscrição do Real Edifício de Mafra (Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada) na Lista do Património Mundial da UNESCO. As entidades gestoras deste conjunto patrimonial estão a organizar um diversificado programa de comemorações.
Depois de um recital de carrilhão por Abel Chaves, o programa integrou a cerimónia evocativa, que contou com as intervenções do Diretor do Palácio Nacional de Mafra e Gestor do Bem, Sérgio Gorjão, e do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Moreira Luís.
Seguiu-se a abertura da exposição “Mestre Soares Branco”, patente na Galeria Torreão Sul e comissariada por Maria do Carmo Almeida. Por ocasião do centenário do nascimento desta ilustre figura da escultura contemporânea, a Câmara Municipal presta homenagem ao amigo do Concelho de Mafra, o qual doou o seu vastíssimo espólio à autarquia, integrando cerca de 14 mil trabalhos.
Para além da sua diversificada obra nas áreas da escultura religiosa, escultura militar, desenho, retrato e medalhística, entre outras, o Mestre Escultor foi responsável pelos notáveis trabalhos de restauro dos baixos-relevos da fachada do antigo Casino da Ericeira (atual Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva), tendo igualmente proporcionado ao Município a realização de colóquios, publicações e exposições.
O programa continua durante o dia, com mais atividades. Consulte: www.cm-mafra.pt/p/realedificio




















