Comunicado do Presidente da Câmara Municipal de Mafra

Na reunião extraordinária da Câmara Municipal, realizada hoje, 2 de julho de 2025, foi aprovada uma proposta apresentada por um grupo de vereadores que revoga um conjunto alargado de competências delegadas no Presidente da Câmara, desde julho de 2024.
Entre as competências agora retiradas estão:
• A aprovação de orçamentos, obras e contratos;
• A gestão do património municipal;
• A representação externa do Município;
• O planeamento urbanístico e os processos relacionados com construção;
• O envio das contas ao Tribunal de Contas;
• O apoio a programas e projetos municipais.
Esta decisão representa uma alteração na forma como a Câmara Municipal tem funcionado, afetando diretamente a capacidade de resposta da autarquia e a agilidade de governação.
Atos anteriormente assegurados com celeridade e responsabilidade pelo Presidente, passam agora a depender de votação em reunião de Câmara, tornando mais lento e burocrático o processo de decisão.
O presidente da câmara municipal é um órgão do município, sendo o líder do órgão executivo do município (a câmara municipal) e coadjuvado pelos vereadores no exercício das suas funções; tem competências próprias (que lhe são atribuídas pela lei) e delegadas (que lhe são conferidas pela câmara municipal). Estas competências podem, por sua vez, ser objeto de delegação e subdelegação de poderes nos vereadores e nos dirigentes dos serviços municipais.
As competências inerentes ao presidente da câmara municipal continuam agrupadas da seguinte forma: presidenciais, executivas, decisórias e interlocutórias.
Foi também deliberado a alteração da periodicidade da realização de reuniões ordinárias, que passarão a ser semanais.
Enquanto Presidente, reafirmo o meu compromisso com todos os mafrenses: continuarei a servir este concelho com o mesmo sentido de missão, transparência e responsabilidade que sempre me guiaram.
Até ao último dia do meu mandato.
Seja ele qual for.
Hugo Moreira Luís
Presidente da Câmara Municipal de Mafra
Anexo – proposta deliberada:
https://www.cm-mafra.pt/cmmafra/uploads/document/file/19915/1_.pdf