Dia Mundial da Vida Selvagem

Sabia que o Dia Mundial da Vida Selvagem (celebrado hoje, 3 de março) foi criado para sensibilizar a população para a proteção da fauna e da flora, especialmente as espécies ameaçadas? Neste dia, o Município de Mafra e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) convidam os munícipes a serem Embaixadores das Águias-de-Bonelli, uma das aves de rapina mais emblemáticas da fauna portuguesa – e que se encontra em risco.
O projeto Life LX Aquila pretende criar uma rede de Embaixadores, composta por proprietários de terrenos privados e entidades públicas/ privadas, com o objetivo de reduzir ameaças como o uso ilegal de veneno ou o risco de incêndio, incentivando práticas sustentáveis e a coexistência pacífica entre os cidadãos e a vida selvagem.
Faça o juramento e torne-se oficialmente um Embaixador das Águias: www.sosaguias.spea.pt
Se conhece algum ninho, não divulgue a sua localização! Ajude-nos a proteger os locais de nidificação e mantenha a distância, para não perturbar estas aves.
Lembre-se: ser um Embaixadores das Águias é uma forma de contribuir, não só para a proteção desta espécie, mas também das áreas naturais das quais todos dependemos.
Sobre o LIFE LxAquila:
O projeto pretende juntar comunidades locais, autoridades e especialistas para proteger as águias-perdigueiras (ou águias-de-bonelli) que, na Área Metropolitana de Lisboa, vivem extraordinariamente perto das pessoas. Coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o projeto é financiado pelo programa LIFE da União Europeia e tem como parceiros: Câmara Municipal de Alenquer, Câmara Municipal de Loures, Câmara Municipal de Mafra, Câmara Municipal de Sintra, Câmara Municipal de Torres Vedras, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Companhia das Lezírias, E-redes, Guarda Nacional Republicana, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Parques de Sintra – Monte da Lua, Sociedad Española de Ornitologia (SEO/BirdLife) e Tapada Nacional de Mafra.