Uma nova centralidade na Venda do Pinheiro

O Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro foi hoje inaugurado, numa cerimónia muito participada pela comunidade. Integrado na malha urbana, este é um espaço multidisciplinar que alia o ambiente ao lazer e à mobilidade.
A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, que foi recebido ao som da Sociedade Recreativa e Musical de Vila Franca do Rosário. Depois do descerramento da placa de inauguração, momento que foi acompanhado por uma largada de pombos do Grupo Columbófilo da Venda do Pinheiro e da Sociedade Columbófila da Malveira, seguiram-se as intervenções do Presidente da União das Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés, Jorge Lourenço, e do Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, tendo este último proferido uma mensagem que se resume em seis palavras, tantas quantas as letras que compõem a palavra “PARQUE”, designadamente: Proximidade; Ambiente; Recreio; Qualidade; União; Esperança.
Antes da visita ao novo espaço, alunos da Escola Básica n.º 1 da Venda do Pinheiro procederam ao apadrinhamento das árvores do Parque, num gesto simbólico que evocou o seu compromisso: cuidar deste património que é de todos! Para o efeito, colocaram mensagens nas árvores, sob o tema da preservação ambiental.
Seguidamente, foi realizada uma visita ao Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro, verificando-se a participação de associações locais que, ao longo do percurso, foram “presenteando” o público com produtos regionais. Esse percurso foi marcado por diversas paragens para assistir às várias atividades a decorrer nos diferentes espaços do Parque.
A primeira dessas paragens foi realizada nos Campos de Basquetebol 3X3, onde praticaram a modalidade atletas da equipa sub 18 masculinos dos “Lobos” do Clube Hiper-Ativo da Malveira e atletas das equipas de sub 14 masculinos e femininos dos Linces de Mafra. Já no Campo de Futebol de 5, jogaram atletas da Associação Cultural e Desportiva do Milharado e dos núcleos de futsal do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro e do Agrupamento de Escolas Prof. Armando Lucena – Malveira, enquanto que nos equipamentos do circuito de manutenção utentes dos núcleos desportivos municipais praticaram atividade física.
Os presentes foram convidados a realizar nova paragem no parque canino, espaço onde a ADOROMIMOS – Associação de Defesa e Proteção Animal e a AMIRA – Associação Mafra Intervenção e Resgate Animal sensibilizaram para a adoção de animais.
A visita prosseguiu em direção ao skate parque, onde foi possível assistir às manobras de atletas da Boardriders Ericeira, tendo depois o percurso continuado pela zona de merendas, pelo espaço infantil de jogo e recreio, pelo bar e pelo parque intermodal, em direção à Biblioteca/ Centro Interpretativo do Rio Lizandro.
Neste edifício, o Município de Mafra, o ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e a Águas do Tejo Atlântico, S.A. procederam à assinatura do protocolo de colaboração no âmbito do projeto “Peixes Nativos – Monitorização e Educação Ambiental”.
A construção Rede Ecológica Metropolitana de Valorização da Natureza da Biodiversidade, Recreio e Lazer (zona Verde da Venda do Pinheiro) significou um investimento total de 1 498 553,06€ que, tendo em conta o objetivo, proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, contou com o cofinanciamento FEDER do Programa Lisboa 2020, no valor de 494 668,26€.
























