Parabéns!
O Município de Mafra felicita e apoia a turma 4.º C da Escola Básica n.º 1 da Venda do Pinheiro que foi a vencedora, por decisão unânime do Júri, do projeto “Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas Porto Editora”, um concurso de âmbito nacional.
“Tempestade no Rio” foi o conto de escrita coletiva elaborado por estes alunos do Concelho de Mafra, valorizando o Rio Lizandro.
Os Detetives do Ambiente e Embaixadores do único rio mafrense pretendem com este sensibilizar os leitores para a biodiversidade existente neste recurso hídrico, dando relevo à sua importância em todo o seu ecossistema. Inspiraram-se no trabalho de campo de monitorização do rio que já vêm fazendo há um ano (e estarão a dar continuidade neste ano letivo); utilizaram a imaginação, cruzando-a com a realidade que lhes é próxima de acordo com o seu plano trabalho de turma, e, em equipa, aceitaram o desafio proposto e alcançaram o objetivo. O conto surgiu, as ilustrações também... Pintura em aquarela com aplicações de colagens de desenhos realizados por todos os alunos. Todos têm um pedacinho de si neste conto...
Este desafio foi lançado às professoras e alunos do quarto ano de escolaridade da Escola Básica n.º 1 da Venda do Pinheiro, tendo sido concretizado através de um trabalho colaborativo com a Biblioteca Escolar (em colaboração com as Professoras Bibliotecárias Escolares).
Leia o início do conto vencedor:
“Finalmente, posso descansar… Já a minha avó, conhecida como a mais bela «lavadeira», do nosso concelho, dizia: «Depois de uma tempestade chega sempre a bonança». Que bem sabe contemplar a chegada da primavera, esvoaçando pelo magnífico leito do nosso rio Lizandro! Como está tão diferente do inverno passado! Não imaginam o que nos aconteceu, a nós, libelinhas, e aos nossos queridos vizinhos. Vizinhos? Diria mais, fomos tão unidos, que me atrevo a dizer que somos da mesma família (Família do Lizandro). Juntos formamos uma excelente equipa.
Um por todos e todos pelo Lizandro!....”
