Somos Património Mundial

Somos Património Mundial! Assinala-se, hoje, o 5.º aniversário da inscrição do Real Edifício de Mafra (Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada) na Lista do Património Mundial da UNESCO. As entidades gestoras deste conjunto patrimonial estão a organizar um diversificado programa de comemorações.
Depois de um recital de carrilhão por Abel Chaves, o programa integrou a cerimónia evocativa, que contou com as intervenções do Diretor do Palácio Nacional de Mafra e Gestor do Bem, Sérgio Gorjão, e do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva. Desta cerimónia fez também parte a apresentação do Centro Europeu de Música (CEM) Portugal e a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Município de Mafra e esta entidade, representada pelo seu Presidente da Direção, Jorge Chaminé. Este protocolo visa assegurar a instalação efetiva do CEM Portugal no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra, reforçando a ligação da vila à Música. No final, teve lugar um momento musical pela pianista Shani Diluka, que interpretou obras de Domenico Scarlatti.
Seguiu-se a abertura da exposição "AD GLORIAM DEI. Do património histórico e artístico das irmandades de Mafra", patente na Galeria Municipal Torreão Sul. Coorganizada pelo Município de Mafra (que promoveu a iniciativa), pela Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra e pelo Palácio Nacional de Mafra, e comissariada por Teresa Leonor Vale, historiadora de arte, esta mostra apresenta uma primeira reflexão acerca da história, do património artístico e do património imaterial, integrando peças de arte sacra, escultura, pintura, ourivesaria, metalística e têxteis, da Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Santo André de Mafra.
Ainda durante a manhã, realizou-se a missa presidida pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa, na Basílica do Palácio Nacional de Mafra.
O programa continua durante a tarde, com mais atividades. Consulte:
































