Congresso Internacional sobre “Memorial do Convento” já começou
Reputados oradores nacionais e internacionais, assim como inúmeros participantes estão reunidos, em Mafra, para refletir sobre a relação do “Memorial do Convento”, da autoria do Nobel da Literatura português José Saramago, com a História do século XVIII, com a cultura portuguesa e com o monumento que lhe dá o nome, as suas personagens e a sua importância na literatura do século XX. Este congresso é uma organização dos Municípios de Loures, Mafra e Lisboa, em parceria com a Fundação José Saramago.
A sessão de abertura, que decorreu na Biblioteca do monumento que é Património Mundial, contou com a participação de representantes das entidades organizadoras, da Presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, e do Comissário Científico do Congresso, o professor, ensaísta e escritor Miguel Real.
A iniciativa insere-se num projeto estratégico mais vasto, a “Rota do Memorial do Convento”. A partir do lirismo épico do romance de José Saramago, é desenhado um percurso literário nos três territórios, pondo em evidência locais de interesse histórico, patrimonial e paisagístico.
O congresso prolonga-se até dia 16, estando as conferências a decorrer na Sala Elíptica do Real Edifício de Mafra, sob gestão da Escola das Armas. A iniciativa culmina com uma visita comentada à Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra e com um concerto de violoncelo, o instrumento preferido do escritor.
Programa:
https://rotamemorialconvento.wixsite.com/congresso
