Igreja dos Murtais foi reabilitada

Exemplar da arquitetura religiosa barroca, a Igreja dos Murtais foi reaberta após uma intervenção de reabilitação, que resultou da colaboração da Câmara Municipal, da Paróquia e da comunidade local. A cerimónia contou com a presença do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que presidiu à celebração da Missa.
A iniciativa pretendeu restituir o templo, dedicado a Nossa Senhora do Rosário, à sua estética original, que intervenções anteriores alteraram, tendo como base a memória das populações, assim como as características das igrejas da Murgeira e da Picanceira, coevas da dos Murtais. No decurso dos trabalhos foram refeitos elementos construtivos e decorativos que existiram, bem como se procedeu ao restauro dos elementos originais que ainda subsistem.
A intervenção esteve a cargo da empresa “Património do Tempo”, com sede no Concelho de Mafra, que já tinha efetuado o restauro da Igreja da Murgeira.
Após a celebração realizou-se um concerto de Reis pelo Coro de Câmara “Outros Cantos”, que entoou músicas alusivas a esta quadra.



















