Fórum das Associações do Concelho de Mafra

O “Fórum das Associações do Concelho de Mafra” reuniu, hoje, mais de 80 agentes e representantes das coletividades locais nas áreas da cultura, desporto, recreio, juventude e social. Esta iniciativa, organizada pelo Município de Mafra, contou com a presença de vários oradores ligados à atividade do movimento associativo.
Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, declarou que Mafra é um concelho rico, porque tem muitas associações ativas. Enumerou os apoios prestados pela autarquia, em particular o Programa de Apoio ao Associativismo, a isenção do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis, o apoio para serviço de transporte e o financiamento pontual de obras em equipamentos.
Sobre o tema “O Movimento Associativo: a sua capacitação e desafios”, interveio o Presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, João Bernardino. Já António Saiote, do Instituto Politécnico do Porto – ESMAE, referiu-se à temática “Associativismo, o Fundamento da Sociedade”.
“Apoio ao desenvolvimento desportivo e juvenil” foi o mote da intervenção de José Branco, do Instituto Português do Desporto e Juventude. O último orador, Tiago Sigorelho, Academia Gerador, apresentou o tema “Formação em gestão cultural, programação e candidaturas”.
Na sessão de encerramento, o Vereador Hugo Moreira Luís concluiu que, neste fórum, se tratou da nossa vida em sociedade e da partilha do bem comum, desejando que este tenha sido, mais do que um evento, um encontro de reflexão e de inovação nas atividades do tecido associativo. O autarca sublinhou a importância da economia social no contexto do desenvolvimento sustentável.
















