Voto de Congratulação - Hélia Correia
A Câmara Municipal de Mafra, reunida em 12 de julho, deliberou, por unanimidade, aprovar o seguinte voto de congratulação:
Hélia Correia foi a vencedora, por unanimidade, do Grande Prémio de Romance e Novela 2018 da Associação Portuguesa de Escritores (APE)/ Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) pela obra Um bailarino na batalha, a qual narra uma epopeia, que é a travessia do deserto, por um grupo de caminhantes que quer fugir à tragédia da guerra e ruma à esperança na paz, em direção à Europa.
VOTO DE CONGRATULAÇÃO - HÉLIA CORREIA
Este prémio, um dos mais prestigiados do panorama literário nacional, soma-se ao amplo número de distinções que elogiam a obra da escritora, de que são exemplos o Prémio Máxima de Literatura 2000, o Prémio de Ficção do PEN Clube 2001, o Prémio D. Dinis 2002, o Prémio Máxima de Literatura 2006, o Prémio da Fundação Inês de Castro 2010, o Prémio Literário Correntes d’Escrita 2012, o Prémio de Poesia do PEN Clube 2013, o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco 2015, o Prémio Camões 2015 (o maior galardão literário dedicado à Literatura em Língua Portuguesa) ou o Prémio Escritora Galega Universal 2017.
Natural de Lisboa, Hélia Correia cresceu em Mafra, honrando esta ligação afetiva tanto nas suas produções literárias como nas suas intervenções públicas, destacando-se a forma generosa como aceitou dar o seu nome à Escola Básica da vila-sede de Concelho. Tal inequívoco contributo motivou, em 2016, a atribuição da mais elevada condecoração municipal: a Medalha de Honra da Vila de Mafra.
Nesta ocasião, o Município de Mafra renova o seu elogio à escritora Hélia Correia, congratulando-se com a atribuição do Grande Prémio de Romance e Novela.