Autarquia promove acesso gratuito a medicamentos

A Câmara Municipal de Mafra e a Associação Dignitude assinaram, hoje, um protocolo de colaboração, pelo qual a Autarquia aderiu ao Programa abem, o qual visa assegurar o acesso gratuito, por parte de qualquer munícipe que se encontre numa situação de comprovada carência económica e que não consiga comprar os medicamentos que necessita, aos medicamentos comparticipados mediante prescrição médica. A cerimónia contou com a presença da Dr.ª Maria de Belém Roseira, embaixadora da Dignitude.
Esta iniciativa, que contará com uma comparticipação da Autarquia no valor de 10.000€ no primeiro ano, sendo reavaliado anualmente consoante as necessidades, resulta de uma parceria entre a Associação Dignitude, a Associação Nacional de Farmácias, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, as instituições da esfera social e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
O Programa abem tem por destinatários os indivíduos beneficiários de prestações sociais de solidariedade e, também, todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica decorrente de desemprego involuntário ou de doença incapacitante, entre outras situações de necessidade que poderão ser também consideradas.
A cada beneficiário é atribuído um cartão que lhe permite adquirir os medicamentos prescritos em qualquer farmácia do país. As candidaturas para obtenção do cartão, para residentes no Concelho de Mafra, poderão ser efetuadas, a partir de outubro, nos serviços de ação social da Câmara Municipal de Mafra.






