“Guitarra Saloia”: uma homenagem à região que lhe dá o nome
“Tradição e inovação: a Guitarra Saloia de Óscar Cardoso” foi o concerto que marcou o encerramento das comemorações do Dia do Município, que se realizou na Sala Elíptica do Real Edifício de Mafra, gentilmente cedida pela Escola das Armas. O espetáculo integrou a apresentação de uma nova guitarra, a acrescentar ao espólio nacional: a “Guitarra Saloia”.
Este instrumento musical foi criado pelo luthier Óscar Cardoso, notável pela utilização de novos materiais e de inusitados processos de construção. O artista tem uma forte ligação ao Concelho de Mafra, desde a sua infância, designadamente na localidade de São Lourenço.
A “Guitarra Saloia” é um instrumento representativo da região homónima, sendo uma modificação da tradicional guitarra portuguesa. Neste âmbito, deu-se início ao processo de registo da propriedade da marca nacional “Guitarra Saloia”, da qual o Município de Mafra será o proprietário, que contempla as classes de “Instrumento Musical” e “Formação Musical”.
A sessão contou com interpretações do guitarrista José Simões, acompanhado da cantora Margarida Mendes. Seguiram-se as atuações dos guitarristas Custódio Castelo, Luís Guerreiro e José Manuel Neto, tendo os dois últimos sido acompanhados de Carlos Manuel Proença.
