Município de Mafra celebra Dia Mundial da Água
O Município de Mafra e a Águas do Tejo Atlântico (AdTA) promoveram o Curso de Monitores do Projeto Rios, dirigido a representantes das Freguesias e Uniões de Freguesias, bem como professores das várias escolas do concelho. Esta iniciativa realizou-se no âmbito do Dia Mundial da Água, dividindo-se entre as instalações da Mafra Business Factory e as margens do Rio Safarujo.
O Projeto Rios é aplicado ao nível ibérico, como objetivo de incentivar ao voluntariado ambiental e à participação social na conservação dos recursos fluviais. Integrado neste projeto, o Curso de Monitores visa a formação e sensibilização dos cidadãos para a proteção dos rios e das linhas de água em todo o território municipal.
Esta atividade contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 4 – Educação de Qualidade, 6 – Água Potável e Saneamento, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 13 – Ação Climática, 14 – Proteger a Vida Marinha, 15 – Proteger a Vida Terrestre e 17 – Parcerias para Implementar os Objetivos.
Esta ação integra-se igualmente no programa “PERLA” (Plano Estratégico de Recuperação de Linhas de Água), incentivando à valorização da biodiversidade no local, bem como a proteção e gestão das linhas de água. O projeto “PERLA” é apoiado em 200 mil euros, através do Programa Ambiente do EEA Grants Portugal, um mecanismo financeiro plurianual desenvolvido entre o Espaço Económico Europeu e países como a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.