Museu Nacional da Música em Mafra
A Câmara Municipal de Mafra deliberou, por unanimidade, aprovar a abertura de procedimento, por concurso público, para a empreitada referente à instalação do Museu Nacional da Música (MNM) no Palácio Nacional de Mafra (PNM). Para este procedimento, considera-se um preço-base de cerca de 5,1 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
Para a execução desta intervenção, foi celebrado um contrato interadministrativo que estabelece as condições de cooperação entre a Direção-Geral do Património Cultural e o Município de Mafra, estando o apoio financeiro para a realização do investimento previsto no contrato de financiamento celebrado entre o Município de Mafra e o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.
Esta empreitada visa a implementação do projeto vencedor do concurso público de conceção para a elaboração do projeto de instalação do MNM no PNM. O referido projeto visa potenciar a coleção existente no Museu com a sua ligação à condição de Mafra como edifício-instrumento. Como a intervenção tem a particularidade de ser um museu dentro de um palácio, pretende-se que o espaço de exposição, proporcionando experiências e atividades pedagógicas, possa permitir a descoberta dos conteúdos musicais, mas também a contemplação do magnífico edifício que é Património Mundial da UNESCO.
