Observatório da Mobilidade: atividades na praia e na piscina
No âmbito do Observatório para a Mobilidade, a Câmara Municipal de Mafra desenvolve aulas individuais de Orientação e Mobilidade aos munícipes com deficiência visual. Paralelamente, são realizados encontros entre todos os alunos para a participação em atividades conjuntas em locais de referência no Concelho. As últimas iniciativas decorreram nas Piscinas Exteriores do Parque Desportivo Municipal de Mafra e na Praia da Foz do Lizandro.
No dia 5 de agosto, nove alunos do Observatório de Mobilidade, juntamente com familiares e voluntários, tiveram a oportunidade de explorar as piscinas exteriores do Parque Desportivo Municipal de Mafra. Durante esta visita, os alunos tiveram acesso acompanhado à piscina, onde puderam usufruir de exercícios na água, auxílio de guia dentro e fora da piscina e socializar com todo o grupo do Observatório de Mobilidade.
No dia 24 de agosto, na Praia da Foz do Lizandro, e com o apoio da escola Na Onda (disponibilização de material), dez alunos, juntamente com familiares e voluntários, tiveram a oportunidade de participar numa sessão de bodyboard e paddle surf e aprender sobre regras básicas de segurança no mar e a prática destes desportos com segurança. Esta visita teve como objetivos incentivar a prática de desportos aquáticos de forma segura, divertida e sempre sob atenta supervisão. Foi também promovido o contacto com a natureza e um estilo de vida saudável e ativo.
A orientação e mobilidade, uma área de grande importância na reabilitação de pessoas com deficiência visual, tem como principal foco o desenvolvimento de capacidades e técnicas que permitem à pessoa aprender a analisar o mundo que a rodeia e deslocar-se de forma segura, independente e eficiente. O programa procura igualmente melhorar a autoconfiança, autoestima, integração social, para além de inúmeros outros aspetos cognitivos, psicomotores e emocionais.
Na área de Orientação e Mobilidade, a pessoa é acompanhada por um especialista que a acompanhará por todo o processo de aprender como usar uma bengala branca, como se orientar em diferentes locais, como interpretar e usar outras informações sensoriais para se manter orientado e seguro durante a sua deslocação, entre dezenas de outras técnicas que irão auxiliar na sua interação e tomada de decisões com o ambiente que a rodeia.
Para inscrições e informações sobre as aulas individuais de Orientação e Mobilidade aos munícipes com deficiência visual: mobilidade@cm-mafra.pt
