7 de julho: Somos Património Mundial
Orientado para a promoção da visitação e do conhecimento, o programa comemorativo do 3.º aniversário da inscrição do Real Edifício de Mafra na lista do Património Mundial da UNECO integrou variadas atividades, entre as quais visitas temáticas, concertos de carrilhão e pelo Coro e Orquestra Gulbenkian, apresentações da Reprise do Exército e uma cerimónia religiosa, presidida pelo Núncio Apostólico em Portugal. Este programa conjunto foi organizado pelas entidades gestoras do bem: Município de Mafra, Palácio Nacional de Mafra, Escola das Armas, Tapada Nacional de Mafra e Paróquia de Santo André de Mafra.
As comemorações tiveram início com o concerto pelo carrilhanista Abel Chaves, seguindo-se a cerimónia evocativa e a inauguração do novo espaço cultural, a Galeria Municipal Torreão Sul.
Neste dia foi promovida a visita “Palácio e Convento – o Monumento”. Para além de visitas em carro eletrónico na Tapada Nacional de Mafra, sob o mote “Património Natural com História”, estivem também disponíveis percursos pedestres e de BTT, com o tema “Trilhos da Tapada Militar à Tapada Real”. A Escola das Armas promoveu, ainda, a apresentação da Reprise Equestre do Exército.
