O dia de todos nós
Mafra celebrou o Dia do Município, com uma sessão solene realizada na Sala Elíptica do Real Edifício de Mafra. Para além da atribuição de condecorações municipais, esta sessão ficou marcada pelo anúncio público de que o Município de Mafra adota os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como um roteiro a seguir.
As comemorações iniciaram-se com o hastear das bandeiras no Terreiro D. João V e a missa realizada na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, presidida pelo Bispo D. Daniel Batalha Henriques, também ele natural do Concelho.
A sessão solene foi iniciada pelo Presidente da Assembleia Municipal de Mafra, José Bizarro, que declarou que, nos tempos de incerteza em que vivemos, decorrentes da pandemia, da guerra, da inflação e da subida do custo de vida, “têm que valer a Mafra as lideranças locais: autarcas, empresários, dirigentes associativos”. Por isso, fez o apelo à assunção de responsabilidades coletivas para que o nosso Concelho possa “ter uma cada vez maior capacidade de trabalhar em rede e criar sinergias, liderar na transição digital, assumir uma postura ativa para a indispensável transição energética e descarbonização da nossa economia, continuar o aproveitamento distintivo dos nossos recursos endógenos, ter políticas eficientes para atração de grandes empresas, inovadoras e tecnológicas e manter a coesão social”.
O Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, anunciou que “Mafra aceitou o desafio lançado pela Agenda 2030, comprometendo-se a implementar os 17 ODS, aprovados pela Assembleia-Geral das Nações Unidas”. Explicou que “o Município está já a elaborar uma estratégia local, designada como «MMS – Mafra Mais Sustentável», adequando à sua realidade os 17 ODS e as respetivas 169 metas. Pretende-se que a implementação seja efetuada, de forma estruturada, a partir da integração de projetos de sustentabilidade já existentes no Município”.
Nesta ocasião, foi assinada a “Declaração de intenção para processo colaborativo de integração do Município de Mafra na Iniciativa Global Cidades ODS”. Nos termos desta Carta Compromisso, o Município e o Programa das Nações Unidas para os Povoamentos Humanos (ONU-Habitat) pretendem colaborar para que Mafra integre esta iniciativa global que fomenta o potencial das cidades em acelerar o desenvolvimento sustentável e melhorar o bem-estar para todos. Na cerimónia, o ONU-Habitat foi representado pelo Gestor de Programas, Unidade de Direitos Humanos e Inclusão Social Infantil e Juvenil, Douglas Ragan.
Na sessão solene foram ainda distinguidas pessoas singulares e coletivas que prestaram serviços meritórios ao Concelho. A Medalha de Honra da Vila de Mafra foi atribuída a Alice Vieira. Com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, foram galardoados o Brigadeiro-General João Luís Morgado Silveira, Armando Monteiro, Rui Cravina, Judite Duarte e o Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural da Igreja Nova.
Consulte os textos das deliberações:
https://www.cm-mafra.pt/pages/1144?news_id=2864
