Ericeira WSR+10
A cerimónia de encerramento do projeto comemorativo do 10.º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE) ficou marcada pela presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos. O Ericeira WSR+10 foi um evento promovido pelo Ericeira Surf Clube (ESC) e financiado pela Comissão Europeia, contando com o apoio do Município de Mafra.
Referindo-se às entidades responsáveis pela gestão da RMSE, o representante do Governo declarou que estas “mostraram como se faz; saibamos replicar, pois o caminho trilhado está demonstrado”. O Ministro do Mar concluiu que “não há dúvida que o surf ajudou este território, tornando-o mais rico, mais jovem e ampliou as oportunidades de emprego”, acrescentando ainda que a atribuição do galardão “contribuiu para a sustentabilidade do espaço e das atividades humanas nele desenvolvidas”.
O Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, saudou a mobilização realizada no evento “Ericeira WSR+10”, a qual “incluiu quer a academia, instituições governativas, consultores de renome internacional e muitos cidadãos participantes nas conferências, quer ainda surfistas nacionais e estrangeiros, que contribuíram para a disseminação de boas práticas ambientais e para a divulgação além-fronteiras da Ericeira”. O edil traçou um balanço dos 10 anos da RSME e destacou projetos futuros, entre os quais a criação do Parque Ecológico da RMSE, a localizar junto à praia da Empa, a conclusão do Plano de Sustentabilidade, a atualização do Centro de Interpretação com novos conteúdos e equipamentos, a regulamentação da utilização das praias e a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Save the Waves Coalition.
O Presidente da Direção do ESC, Miguel Barata de Almeida, enumerou as atividades desenvolvidas no contexto do “Ericeira WSR+10”, bem como as iniciativas futuras já programadas, de modo a que este evento “seja o princípio e não o fim”.
Nesta cerimónia de encerramento, foi também apresentado o estudo sobre o impacto da RMSE nos últimos 10 anos, trabalho coordenado por Juanma Murua (especialista na gestão de cidades e territórios). O programa integrou, também, a intervenção online daquela que foi carinhosamente considerada a “madrinha” do EWSR+10, Maria Graça Carvalho, Eurodeputada e Vice-Presidente da Comissão de Pescas, uma apresentação sobre “A visão das associações surfistas sobre a RMSE” por Pedro Bicudo (Presidente da SOS – Salvem o Surf e membro do vision council das Reservas Mundiais de Surf), uma intervenção sobre os resultados do projeto europeu Ericeira WSR+10 com “Olhos no Futuro”, por Miguel Toscano (Diretor da Área de Inovação e Redes Colaborativas do ESC), a apresentação do curso de formação “EWSR+10: Surfing e Sustentabilidade”, a cargo de Luís Bernardes (Direção do Departamento de Sustentabilidade do ESC) e, ainda, painel de reflexão por parte do Conselho Restrito da RMSE, composto pelo Vereador Pedro Carmo Silva, Miguel Barata de Almeida, Pedro Bicudo, Tiago Matos (Presidente da Associação dos Amigos da Baía dos Coxos) e Juanma Murua.
