Ciclo de concertos homenageia Escola Romena de Piano
A Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, recebe nos dias 15, 16 e 17 de outubro o “Ciclo Escola Romena de Piano”, organizado pela Câmara Municipal de Mafra e pelo Instituto Cultural Romeno de Lisboa, assinalando os 140 anos do nascimento do músico romeno George Enesco. A entrada é gratuita, mediante levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira, sendo obrigatório o uso de máscara.
George Enescu foi um grande compositor, violinista e pianista, mas também um renomado professor, que teve alunos como Yehudi Menuhin e Dinu Lipatti. Pela dimensão da sua personalidade, deixou marcas indeléveis na consciência musical dos romenos e da Europa, influenciando de forma decisiva o rumo de uma geração de artistas que se inspiraram na sua obra e na sua abordagem musical, nomeadamente, grandes compositores como Béla Bártok, Mihail Jora, Dinu Lipatti, Paul Constantinescu e Carmen Petra Basacopol.
O concerto de abertura, a 15 de outubro, às 19h00, será protagonizado pelo pianista João Elias, que interpretará obras de D. Lipatti, M. Mihalovic, Villa-Lobos e Scriabin. No dia 16, às 19h00, sobem ao palco Amelia Iliescu, piano, e Marco Maia, trompa, cujo programa de concerto inclui peças de W. A. Mozart, Ivo Cruz, George Enescu, Béla Bartók, Charles Gounod, Joseph Rheinberger, Franz Strauss e Osvaldo Lacerda. O concerto de encerramento será protagonizado pelo pianista Jeffery Macsim, no dia 17 de outubro, às 11h00, executando obras de J. S. Bach, George Enescu, Dinu Lipatti e António Fragoso.
Consulte o programa completo.
