Comemoração do 10.º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira
De 11 a 17 de outubro, assinalando o 10.º aniversário da consagração da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, realiza-se um amplo programa com diversas atividades multidisciplinares, tendo como ponto central a Praia do Matadouro. A data da efeméride, 14 de outubro, será assinalada com uma cerimónia comemorativa na emblemática Praia de Ribeira d’ilhas, com início às 9h30.
Um total de onze comitivas marcarão presença na Ericeira, associando-se a esta celebração: Patris Surf Club (Espanha), Surf Clube de Viana (Portugal), Duna Surf Kluba (País Basco), Austrian Surfing (Áustria), Norwegian Board Sports Federation (Noruega), Young Lions Sport Academy (Polónia), Hellenic Surf & SUP Association (Grécia), Sport For All Serbia (Sérvia), Lacanau Surf Club (França), Champions Factory (Bulgária) e ainda uma delegação vinda da Irlanda.
Surfing, shaping de pranchas de surf ao vivo, workshops (economia circular e biologia marinha), arte com lixo apanhado nas praias, caminhadas na Tapada Nacional de Mafra e na Reserva, visitas ao Palácio Nacional de Mafra, formação em sustentabilidade, yoga, música e pintura ao vivo irão preencher os dias na única Reserva Mundial de Surf do continente europeu.
As comitivas europeias participantes no projeto Ericeira WSR+10 são as destinatárias principais destas atividades, mas existirão também momentos abertos à comunidade e ao público em geral, como os concertos ou a Open Ceremony, durante a qual as delegações europeias serão apresentadas.
Este projeto é uma iniciativa financiada pelo programa Erasmus+ Sport da Comissão Europeia.
A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou este programa com o objetivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar - na Ericeira trata-se duma faixa costeira de 13 quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respetivas paisagens e ecossistemas. As Entidades Guardiãs da RMSE são a Câmara Municipal de Mafra, o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e a SOS – Salvem o Surf.
Para mais informações consulte: https://www.cm-mafra.pt/pages/1991
