Ericeira WSR+10 promove conferência sobre Desporto e Atividade Física
“Da saúde individual à ética ambiental: o Surfing como prática desportiva.” Esta é a questão central da quarta sessão do ciclo de conferências “Ericeira WSR+10”, promovido no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da consagração da Ericeira como Reserva Mundial de Surf, que se realiza no dia 23 de setembro, a partir das 9h30, na Sala Atlântico do Parque de Santa Marta, na Ericeira. A iniciativa, que decorre em modelo misto, presencial e digital, será transmitida a partir da página de Youtube do Ericeira Surf Clube.
Integrando a comemoração da Semana Europeia do Desporto a quarta conferência deste ciclo tem como objetivos: Observar as diferentes possibilidades e potencialidades da prática de surf; Conhecer boas práticas de projetos em que o surf é utilizado enquanto ferramenta promotora de saúde, educação ou inclusão; Reforçar a relação do surfing com a promoção da sustentabilidade no âmbito das novas políticas de Green Sport (e EU Green Deal); e, ainda, Dotar os treinadores de ferramentas conceptuais e operacionais que permitam o ensino do surfing enquanto prática promotora de sustentabilidade. Esta sessão conta igualmente como ação de formação acreditada para treinadores de surfing, no âmbito do Programa Nacional para a Formação de Treinadores, e, também, como ação de curta duração para professores de Educação Física. Os créditos de formação serão atribuídos apenas a quem assistir presencialmente à conferência, devendo os interessados efetuar a sua inscrição (gratuita, mas de carácter obrigatório) em:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEwtv4IPGsqK6NMA6pQwhdCMUfbWfeJ_O_mHc-c9iNa3FPjQ/viewform
A sessão de abertura será protagonizada por Célia Batalha Fernandes – Vereadora da Câmara Municipal de Mafra com Pelouros atribuídos nas áreas da Diplomacia Económica, Desporto, Mar e Turismo – e por Bruno Avelar Rosa, representante da Qantara Sports (Parceira de Desenvolvimento do EWSR+10) e Head of Conference. Seguidamente decorre o painel inicial composto por Ana Vallejo, Estela Farías, José Lima e Nuno Benedito, que debaterá “o surfing como promotor de sustentabilidade”. O segundo painel pensará “o surfing como prática multifocal”, sendo composto por Francisca Sequeira, João Taborda Lopes, Paulo Rosa e Kelly O’Hara.
A partir das 15 horas, decorrem outros dois painéis de reflexão e debate: No terceiro painel estarão em foco “as políticas de Green Sport e o surfing”, com a participação de: Fernando Parente, João Paulo Almeida, Rute Santos e Isidre Rigau. A finalizar os painéis, Rui de Carvalho, João Aranha, Nuno Dias e Tomás Fernandes debaterão sobre “surfing e sustentabilidade: a gestão da prática”.
Este projeto é uma iniciativa financiada pelo programa Erasmus+ Sport da Comissão Europeia.
A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou este programa com o objetivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar - na Ericeira trata-se duma faixa costeira de 13 quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respetivas paisagens e ecossistemas. As Entidades Guardiãs da RMSE são a Câmara Municipal de Mafra, o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e a SOS – Salvem o Surf.
