Festival Internacional de Carrilhão de Mafra
De 11 de julho a 29 de agosto, alguns dos mais importantes nomes da música para carrilhão encontram-se em Mafra para a segunda edição do Festival Internacional de Carrilhão de Mafra. Com direção artística de Abel Chaves, este festival, que integra 7 concertos, aos domingos, às 16h00, visa a divulgação do rico património cultural do Concelho de Mafra, nomeadamente os dois carrilhões do Real Edifício de Mafra, Património Mundial da UNESCO. Assista presencialmente, no Terreiro D. João V, em Mafra, ou digitalmente, a partir da página de Facebook da Câmara Municipal de Mafra.
A programação do festival conta com a presença de Anna Maria Reverté, a 11 de julho, Monika Kazmierczak, a 18 de julho, Eddy Mariën, a 25 de julho, Jeffrey Bossin, a 1 de agosto, Ana Elias, a 8 de agosto, Frank Steijns, a 22 de agosto, e Gideon Bodden, a 29 de agosto.
Concluído o seu restauro, os dois carrilhões do Real Edifício de Mafra voltaram a soar a 2 de fevereiro de 2020. O restauro deste que é o maior conjunto sineiro do mundo – cada uma das torres contém um carrilhão (e respetivos sinos musicais), um relógio (sinos de horas) e parte de um conjunto sineiro de serviço litúrgico (sinos de bamboar), distribuído por ambas as torres, perfazendo um total de 119 sinos – reveste-se de singular importância, não só para a comunidade local, como também para o país e para o mundo, assegurando a sua transmissão às gerações vindouras.
Consulte os programas e biografias: www.cm-mafra.pt/p/festival_internacional_carrilhao
