Ciclo de Conferências sobre a Reserva Mundial de Surf da Ericeira
Decorreu hoje, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, a primeira sessão do ciclo de conferências “Ericeira WSR +10”, promovido no âmbito das comemorações do 10 aniversário da consagração da Ericeira como Reserva Mundial de Surf. A sessão de abertura contou com a participação de Hélder Sousa Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, e de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
Na sua intervenção, Hélder Sousa Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mafra afirmou que «ser “Reserva Mundial de Surf” é assumir uma responsabilidade coletiva: preservar este património único, que são as ondas. Só assim é possível garantir que, outros depois de nós, possam surfá-las!», lançando três desafios no âmbito do programa de comemorações: fazer um exercício de memória, homenageando gerações de homens e mulheres que, de muitas maneiras, tiveram o mérito de enaltecer as ondas da Ericeira; analisar o presente, debatendo os impactos no território decorrentes da atribuição do estatuto de Reserva; perspetivar o futuro, refletindo sobre novos projetos para promoção da sustentabilidade.
Na mensagem vídeo que dirigiu aos participantes, João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, salientou a importância da Reserva Mundial de Surf da Ericeira para a projeção internacional da modalidade, afirmando a necessidade da sua preservação, elogiando a pertinência destas conferências como forma de promover a reflexão sobre o desporto, a economia, o turismo, o território e a sustentabilidade, como forma de reforçar a marca Ericeira, e este património.
A iniciativa “Ericeira WSR +10” é uma parceria entre o Ericeira Surf Clube, a Câmara Municipal de Mafra e a Junta de Freguesia da Ericeira, sendo cofinanciada pelo Programa Erasmus+, da União Europeia, visando promover a reflexão e o reconhecimento da importância da distinção como Reserva Mundial de Surf, para a promoção da cultura do surf bem como da sustentabilidade do território.
