Arte Urbana: novos murais para os Municípios da AML
Incentivando a produção artística, 18 artistas de arte urbana da Área Metropolitana de Lisboa (AML), um de cada concelho, foram selecionados para a criação de murais em cada um dos municípios que integram este território, no âmbito do Mural 18 – Programação Cultural em Rede. No nosso Concelho será elaborado um mural na Ericeira, na Rua da Camacha, tendo sido sorteado Ricardo Tota. Do Concelho de Mafra foi selecionado o Hugo Pinhão – Nark.
Cada artista irá submeter um projeto dando resposta ao repto lançado, evidenciando os traços comuns que caracterizem a identidade, a cultura e a vivencia neste vasto território, espelhando uma visão pessoal sobre o património cultural e natural, a arte, a as vivências. A evolução dos trabalhos, que decorrerão a partir de 21 de abril, pode ser acompanhada ao vivo ou através da plataforma: www.mural18.pt
A presente iniciativa visa apoiar financeiramente os artistas e fomentar o interesse pela arte urbana contemporânea, criando focos de interesse nos espaços públicos intervencionados. Será igualmente constituído um roteiro de arte urbana na AML, visando a sua divulgação.
O Mural 18 é um evento cultural em rede nos 18 Municípios da AML, que une agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património imaterial e material, permitindo aliar arte, cultura, património e turismo urbano numa única plataforma digital, resulta de uma candidatura apresentada pela AML e pelos seus 18 municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020, e tem uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1,5 milhões de Euros.
