Reordenamento do trânsito na Venda do Pinheiro

A Câmara Municipal vai intervir, de forma abrangente, no reordenamento do trânsito na Venda do Pinheiro, proporcionando uma maior fluidez na circulação automóvel e o aumento da segurança pedonal. Esta intervenção, que se inicia de imediato e se prolonga até ao final do ano, realiza-se ao longo da Estrada Nacional (EN) n.º 8, desde a entrada do Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro, cujas obras de construção estão em conclusão, até ao nó de acesso à autoestrada, incluindo a requalificação urbana do Largo de Santo António.
A autarquia está a proceder à construção de uma rotunda junto à entrada do Parque Ecológico e Intermodal e às bombas de combustível, a qual funcionará em estreita complementaridade com a rotunda já existente no Largo de Santo António e que dá acesso à autoestrada, tendo como objetivo fundamental eliminar os atravessamentos na EN 8, atualmente responsáveis por estrangulamentos na circulação.
Assim, os automobilistas que transitam no sentido Malveira/ Venda do Pinheiro poderão optar, logo após a nova rotunda do Parque Ecológico e Intermodal, por um de dois corredores, sem necessidade de efetuar qualquer paragem: o primeiro dá acesso direto à rotunda de acesso à autoestrada; o segundo permite continuar a circular na EN 8.
Já no sentido Venda do Pinheiro/ Malveira, e de modo a eliminar o atravessamento atualmente existente no entroncamento do Largo de Santo António, os automobilistas seguirão em direção à rotunda de acesso à autoestrada, saindo depois na última saída, a qual lhes permitirá aceder à rotunda do Parque Ecológico e Intermodal e daí prosseguir ao longo da EN 8.
No sentido autoestrada/ Venda do Pinheiro, os automobilistas terão de circular até à rotunda junto à entrada do Parque Ecológico e Intermodal, contornando-a e retomando a direção da Venda do Pinheiro.
Com este reordenamento, é também possível criar passeios ao longo das vias, incluindo uma zona pedonal em frente à Capela de Nossa Senhora do Monte do Carmo, disponibilizar novas paragens de autocarro junto ao nó de acesso à autoestrada e ainda realizar a requalificação urbana do Largo de Santo António. No âmbito desta requalificação serão mantidas as espécies arbóreas existentes (com exceção de um plátano de grandes dimensões, cujas raízes começam a danificar as fundações da Capela) e proceder-se-á, igualmente, à plantação de novas árvores.
Durante a realização destas obras – e atendendo a que esta é uma zona habitacional, impedindo o recurso ao trabalho noturno face ao ruído provocado – verificar-se-ão congestionamentos pontuais à circulação automóvel, pelo que se apela à melhor compreensão dos munícipes. Estes congestionamentos serão, contudo, restringidos ao estritamente necessário, contando com o acompanhamento das forças policiais.
Consulte:
Planta de implantação - pormenor
Planta de implantação - Reordenamento do trânsito na Venda do Pinheiro