Concerto na Sala Elíptica do Real Edifício
O concerto de abertura do In’Musica, que se realiza no próximo dia 10 de outubro, às 21h30, leva os sons do Barroco à Sala Elíptica. O agrupamento Gli Accenti apresenta “Paisagens do primeiro barroco: Miei Sospiri” explorando a música vocal e instrumental do período compreendido entre 1600 e 1700, chamado de Seicento Italiano. Neste período, os compositores procuravam suscitar uma resposta mais emocional no ouvinte, pelo que, para além da simplificação da polifonia, se dedicaram a recuperar a monodia – canto ou recitativo acompanhado pelo chamado baixo-contínuo, o que permitiu a introdução de ritmos e cromatismos exóticos que não tinham lugar na música do Renascimento.
O agrupamento musical Gli Accenti, fundado pela cravista Catarina Lemos e Melo, reúne músicos que partilham o gosto pela descoberta e performance da música dos séculos XVII e XVIII. O ensemble foca-se, principalmente, no chamado Seicento Italiano, período no qual se procurava na música uma relação direta entre a palavra e os afetos.
O programa de concerto integra composições de Girolamo Frescobaldi, Luigi Rossi, Isabella Leonarda, Claudio Monteverdi, Giovanni Antonio Pandolfi Mealli e Benedetto Ferrari.
Assista presencialmente a este espetáculo ou pela transmissão em simultâneo através da página de Facebook da Câmara Municipal de Mafra: https://pt-pt.facebook.com/camaramunicipaldemafra
Os bilhetes podem ser adquiridos nos postos de turismo de Mafra e Ericeira e em www.ticketline.pt ou no Claustro Sul, duas horas antes do início de cada concerto, e têm um custo de 3€ para munícipes ou menores de 23 anos ou o custo de 5€ para o público em geral. Entrada pelo Claustro Sul. O uso de máscara é obrigatório.
Mais informações pelo telef. 261 817 170 ou em www.cm-mafra.pt
