Abertura do ano letivo 2020/2021
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Mafra
Nas vésperas da abertura do ano letivo 2020/2021, dirijo-me a toda a comunidade educativa do Concelho de Mafra.
Em tempo de pandemia, o regresso às aulas tem um novo simbolismo:
- Para muitos alunos, regressar às aulas significa retomar o convívio com os restantes colegas, após seis longos meses de interrupção da atividade letiva presencial;
- Para o pessoal docente e não docente, regressar às aulas significa abraçar a missão acrescida de adequar processos de ensino às regras sanitárias;
- Para os encarregados de educação, regressar às aulas significa ajustar dinâmicas familiares, mas também assumir um papel pedagógico junto das crianças e jovens.
Responsabilidade. Assim se resume, numa única palavra, o grande desafio imposto pela COVID-19 à comunidade educativa.
Porque, nunca como antes, fez tanto sentido o lema: Eu protejo-te a ti. Tu proteges-me a mim.
Em contexto pandémico, a Câmara Municipal empenhou-se fortemente em criar condições para fazer da escola um espaço seguro para aprender.
Para além dos habituais trabalhos de preparação do ano letivo, foram implementadas medidas de prevenção do Coronavírus nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, que estão sob gestão municipal.
Estas medidas foram devidamente articuladas com a Autoridade de Saúde, os Diretores dos Agrupamentos de Escolas e o Conselho Municipal de Educação.
Foram elaborados Planos de Contingência, disponibilizados equipamentos de proteção individual nas salas de isolamento e atualizados os planos de higienização, contemplando o reforço das limpezas.
Para minimizar os riscos de contágio, nos estabelecimentos de educação e ensino foram colocados tapetes para limpeza dos sapatos e dispensadores de álcool gel com pedal.
Após definição de circuitos de entrada e de saída, estes foram sinalizados, evitando um maior cruzamento de alunos.
O funcionamento dos refeitórios foi alterado. As refeições passarão a ser servidas por turnos e foram instaladas divisórias em acrílico em determinadas escolas.
As alterações abrangeram, também, o serviço de transportes escolares, que já foi adequado, no início de agosto, em função dos novos horários estabelecidos pelos Agrupamentos de Escolas e escolas não agrupadas.
Em complemento destas medidas, a Câmara Municipal está a distribuir um pack de quatro máscaras sociais para alunos e pessoal docente e não docente do ensino público e das escolas com contrato de associação, incluindo ao 1.º ciclo, em que a utilização é facultativa.
Da parte da Câmara Municipal, creiam-nos sempre presentes e disponíveis para, a cada momento, avaliar a situação epidemiológica.
Por isso, não posso deixar de fazer um apelo à comunidade educativa: que este ano letivo seja vivido com tranquilidade, mas acima de tudo com responsabilidade!
A minha mensagem final é especialmente dirigida aos alunos.
Apesar dos desafios inerentes à COVID-19, façam da escola um lugar onde se constrói o futuro.
Afinal, aprender é a ferramenta mais eficaz para mudar e reinventar o mundo!
O Concelho de Mafra conta convosco!
Bom ano letivo para todos.
