Mafra, 'amiga do ambiente'
O Município de Mafra foi distinguido, pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, com a Menção Honrosa do Prémio Nacional de Ambiente “Fernando Pereira” 2017/ 2018, considerando a sua ação “amiga do ambiente”.
Esta Confederação – que se constitui como a maior organização ambientalista do país, integrando 113 Associações de Defesa do Ambiente/ Organizações Não Governamentais de Ambiente de âmbito nacional, regional e local – salientou o investimento do Município de Mafra no turismo sustentável, nomeadamente na costa litoral e, em particular, na Reserva Mundial de Surf da Ericeira.
Instituído em 1999, o Prémio Nacional de Ambiente “Fernando Pereira” destina-se a galardoar as pessoas, as instituições ou as empresas que se distingam pela sua ação ambiental, sendo que o nome escolhido é uma homenagem ao fotógrafo português Fernando Pereira, morto no ato de sabotagem do navio do Greenpeace que, há 29 anos, tentava impedir a realização de testes nucleares franceses no atol de Muroroa, no Pacífico.
Nesta edição, o prémio foi atribuído por ocasião do 28.º Encontro Nacional de Associações de Defesa do Ambiente, que se realizou em Lisboa, no dia 21 de novembro.