As Marcas na Semana da Sustentabilidade de Mafra
Tendo como mote a criação e implementação de marcas sustentáveis, a Ericeira Business Factory acolheu o quarto dia da Semana da Sustentabilidade de Mafra. A sessão iniciou-se com uma mesa redonda sobre “Uma marca sustentável, um marco para a sociedade”, dando palco a diversas perguntas sobre como ser sustentável, como chegar ao consumidor ou se a adoção deste tipo de soluções é ou não lucrativa.
A resposta a estas e muitas outras questões foram esclarecidas e debatidas numa conversa moderada por José Borralho, que apresentou os trabalhos desenvolvidos por Joana Silva, da marca portuguesa de swimwear CONSCIOUS, que utiliza, nas suas criações, tecido certificado e reciclado, obtido a partir de plástico recolhido no mar, e Paulo Fernandes, da O Benefício, que, entre outros produtos, produz mochilas feitas a partir de cintos de segurança e gin.
Os oradores abordaram as suas experiências pessoais nas suas empresas que têm por base a utilização de materiais sustentáveis e de produtos que ganharam uma nova “vida” através destas criações originais. Da “mesa redonda” resultou uma opinião unânime: todos temos diferentes opções sustentáveis ao nosso alcance, algumas que já se encontram intrínsecas nos nossos comportamentos e escolhas, outras que nos vão sendo apresentadas, no entanto, cabe a cada um de nós fazer esta seleção individual.
Seguidamente, Luís Amado abordou a Certificação B-corp, que avalia as operações das empresas e os modos como os seus modelos de negócios afetam os seus funcionários, comunidade, meio ambiente e clientes, concedendo-lhes um selo de aprovação se gerarem impacto social e ambiental. O objetivo é assegurar que as instituições sigam um conjunto de regras e compromissos que ajudam a melhorar o seu impacto no mundo.
Ana Simaens, da ISCTE Business School, falou de “Gestão estratégica e sustentável de negócios”, salientando a importância de olharmos para a sustentabilidade de forma holística focada no “I”, “We” e “All of Us”.
A terminar, Gonçalo de Sampaio, da J.E. Dias Costa, falou sobre a criação e registo de marcas verdes e sustentáveis, focando-se na apresentação de um estudo do EUIPO do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia de setembro de 2021. Da sua intervenção resultou igualmente um desafio para políticas de proteção de propriedade industrial local dos produtos e marcas territoriais.
A 2.ª Semana da Sustentabilidade de Mafra decorre até ao dia 24 de setembro, com um programa diversificado de conferências, para além de um mercado de marcas sustentáveis e uma caminhada pela costa da Ericeira.
Consulte o programa: https://www.semanasustentabilidademafra.com/