Associação de Municípios Portugueses do Vinho
Criada a 30 de abril de 2007, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) tem como principal objetivo é afirmar a identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e dos territórios ligados à produção de vinhos de qualidade.
Assumindo a promoção da viticultura e das relações entre os territórios produtores de vinho e a proteção, valorização e promoção dos territórios de vocação vitivinícola e agrícola, o Concelho de Mafra aderiu à AMPV em 2019, tendo, desde então, colaborado em iniciativas como a criação de roteiros de enoturismo, intitulados Viagens de Baco, a facilitação da participação dos produtores locais nos concursos "Cidades do Vinho" (Portugal) e "La Selezione del Sindaco" (Itália), e a edição de um livro intitulado "Territórios Vinhateiros Olivícolas e Corticeiros de Portugal".
Saiba mais sobre a AMPV na sua página.
Conjuntamente com o livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”, editado em 2021 pela AMPV, foi lançado o portal enoturismo.pt, um projeto que surgiu como proposta de promoção integrada da oferta enoturística nacional, sustentada pelos Municípios associados da AMPV. O livro e o portal propõem roteiros para conhecer cada um dos Municípios aderentes.
A edição do livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”, comporta também uma parceria com a Inventrip, na qual é proposta uma viagem pelos municípios aderentes. Para conhecer a proposta do Município de Mafra, faça a leitura do seguinte QR-Code ou aceda ao link.