Prémios CTT e-Commerce

Os CTT e-Commerce Awards estão de volta, para premiar as melhores práticas e modelos de negócio digitais. O concurso, organizado pelos CTT, em parceria com o jornal Expresso, assinala este ano a 5.ª edição e decorrerá novamente em formato ibérico, com candidaturas de Portugal e Espanha. As inscrições para as várias categorias a concurso já abriram e prolongam-se até ao próximo dia 10 de novembro. Todos os interessados podem candidatar-se através do formulário de inscrição.
O objetivo do concurso CTT e-Commerce Awards é valorizar e promover as melhores práticas do comércio eletrónico e/ou ferramentas – por exemplo marketing digital, logística, pagamentos - e modelos de negócio online que lhe estão subjacentes, com valor para as pessoas e para a comunidade.
Poderão concorrer todas as empresas (pessoas coletivas) e empresários em nome individual, com sede fiscal em Portugal e Espanha. Todas as inscrições serão submetidas online, através do formulário de candidatura. Após o encerramento das candidaturas, os CTT notificarão os finalistas da nomeação para a respetiva categoria e, depois de apresentado um pitch ao Júri, será escolhido o respetivo vencedor.
As categorias a concurso este ano são:
Site / App e-Commerce
Sites e/ou apps de venda online web que se distingam nas várias vertentes, nomeadamente, design, responsivo aos vários dispositivos, canais de suporte e apoio ao cliente, ferramentas de marketing digital, carrinho de compras, pagamentos, modelo de devoluções/trocas.
Iniciativa e-Commerce PME
Projetos de e-commerce desenvolvidos por pequenas e médias empresas.
Iniciativa e-Commerce Administração Pública
Projetos de e-commerce desenvolvidos por entidades da Administração Pública (central, regional, local).
Iniciativa Comércio Local
Projetos de e-commerce desenvolvidos com o objetivo de promover pequenos negócios locais e de proximidade, permitindo alargar o seu espectro/ alcance a uma dimensão nacional/ internacional.
Iniciativa e-Commerce Green
Projetos de e-commerce que se destaquem pelo seu posicionamento ao nível da sustentabilidade e/ou economia circular, seja pela transformação da cadeia produtiva/ distribuição, seja pela comercialização de produtos “verdes”, bem como pelo respetivo impacto positivo no ambiente e na sociedade.
Inovação em Marketing Digital no e-Commerce
Projetos que se diferenciam pela sua inovação em marketing digital no e-commerce ou projetos de desenvolvimento e criação de novas ferramentas de marketing digital, ambos com recurso nomeadamente a IA e AR. Valorizam-se startups.
Inovação em Logistics, Delivery and Returns no e-Commerce
Projetos inovadores de desenvolvimento de ferramentas, mecanismos e tecnologias com impacto nas áreas de logística, distribuição e devolução de encomendas, na área do e-commerce, nomeadamente dos domínios da automação e robótica, IOT, blockchain, entre outros. Valorizam-se startups e, ainda, soluções que resultem em processos logísticos mais ágeis e que contribuam de forma relevante para a sustentabilidade ambiental.
Inovação em Segurança e Serviços Financeiros no e-commerce
Projetos inovadores nas áreas da segurança e/ou dos serviços financeiros (por exemplo, pagamentos, faturação, recebimentos, segurança ou identificação/ certificação digital), que sirvam o ecossistema de e-commerce, ancorados nos meios digitais. Valorizam-se startups e soluções de desenho simples, mas seguras, que promovam elevados níveis de confiança por parte de vendedores e de compradores online.
Para fazer uma rigorosa análise das candidaturas e eleger um vencedor em cada categoria, a 5.ª edição dos CTT e-Commerce Awards contará com um renomado painel de jurados.
A entrega dos Prémios ocorrerá presencialmente em novembro, no âmbito do evento CTT e-Commerce Day, que celebra este ano a sua décima edição.