Cerimónia de entrega de Selos AgIR

No Dia Internacional de Ação pelos Rios, as indústrias do Concelho de Mafra estiveram em destaque. O Núcleo Empresarial de Mafra e a Lisquímica foram distinguidos com o Selo AgIR de Qualidade, na categoria “Indústria em Evolução”, atribuído pela Águas do Tejo Atlântico (AdTA), entidade gestora do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste, no âmbito do projeto AgIR.
Este selo visa premiar as empresas que adotam boas práticas na gestão de efluentes industriais, contribuindo para a preservação dos rios e a sustentabilidade ambiental.
O referido projeto integra mais de 1400 empresas e indústrias de 23 municípios, incluindo o Município de Mafra, com vista à erradicação de afluências indevidas (águas residuais industriais sem o devido pré-tratamento) nos sistemas de recolha, tratamento e valorização das Fábricas de Água da Águas do Tejo Atlântico.
O projeto AgIR conta com apoio técnico e financeiro do Fundo Ambiental, no valor de 4,4 milhões de euros, até ao primeiro semestre de 2026, tendo como objetivo incentivar ao trabalho conjunto com os agentes económicos, para a adoção de soluções, processos e práticas mais sustentáveis e mais circulares.


