Cibersegurança junta técnicos e especialistas

A “Conferência Mafra Cibersegurança” reuniu 150 participantes na Sala Elíptica do Real Edifício de Mafra, debatendo temas como as estratégias de prevenção de ataques cibernéticos, a gestão de SOC e a legislação aplicável. O evento foi organizado pelo Município de Mafra e pelo Centro Nacional de Cibersegurança, com o apoio do Exército Português – Escola das Armas, Área Metropolitana de Lisboa, Altice, Arrow, Checkpoint e Microsoft.
A sessão foi introduzida pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, seguindo-se a apresentação “Cibersegurança Diretiva NIS2”, pelo Diretor-geral do Gabinete Nacional de Segurança, Contra-Almirante António Gameiro Marques, e a Diretora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Centro Nacional de Cibersegurança, Isabel Baptista.
“Proteger o amanhã: novos horizontes na segurança cibernética e gestão de SOC” foi o tema do painel apresentado pela Microsoft, representada por Valter Cunha, especialista em Soluções de Segurança, Compliance & Privacidade, e João Ribeiro, especialista técnico de Soluções de Cibersegurança.
Pela Checkpoint Software, interveio Rui Duro, tendo sido o protagonista da intervenção “Ver a segurança como um todo e não soluções individuais”.
No final da sessão, o público pôde assistir a uma demonstração de um ataque cibernético, ao Município (fictício) de Vila Nova de Cabra Velha, apresentada por Bruno Motta, da Altice Portugal.
A conferência terminou com a intervenção do Vereador da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Moreira Luís.


















