Rede Global da Diáspora lança “facilitador de exportações”

A Rede Global da Diáspora lança, a 28 de junho, duas novas ferramentas que servirão como “facilitador de exportações de Portugal para empresas da diáspora”, disse à Lusa o diretor executivo da Fundação AEP, Paulo Dinis.
O Portal de Negócios e a Diáspora Business Intelligence vão estar disponíveis sem custos aos empresários e investidores registados na Rede Global, uma plataforma promovida pela Fundação AEP com apoio do Portugal 2020.
Aliás, estas ferramentas foram desenvolvidas para responder a uma necessidade expressada pelos empresários portugueses pois, segundo o responsável, “há muita dificuldade em conhecer a realidade da diáspora no sentido económico, saber quais são as empresas da diáspora tituladas por portugueses”. Se as ferramentas ajudarem as empresas portuguesas a exportarem mais produtos ou a iniciarem a sua internacionalização, mesmo que com volumes pequenos, poder-se-á afirmar que os objetivos serão atingidos.
Segundo o mesmo, o Portal de Negócios servirá para partilhar oportunidades de negócio envolvendo empresas da diáspora e empresas em território nacional, incluindo também informação relativa a programas de investimento, disponibilidade para investir ou necessidade de investimento de terceiros.
Em paralelo, a base de dados da Diáspora Business Intelligence permitirá pesquisar entre 10.022 empresas identificadas em 154 países da diáspora e identificar potenciais parceiros de exportação. Contém também a informação pesquisável de 18.571 empresas portuguesas que já exportam.
É ainda dado o exemplo que “uma empresa em Boston pode ter interesse em pesquisar empresas portuguesas que já exportam para os Estados Unidos e obter a informação, aplicando o filtro de acordo com a área de interesse”.
A Rede Global da Diáspora é um projeto promovido pela Fundação AEP e apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 - Sistema de Apoio às Ações Coletivas, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A adesão é gratuita. Para mais informações, consulte a página.